:

O que é partícula se?

Índice:

  1. O que é partícula se?
  2. Como Atrai-se?
  3. Quando usar a partícula Apassivadora se?
  4. Qual é o pronome de se?
  5. Qual a definição de partícula?
  6. Por que a partícula se é a melhor escolha?
  7. Qual a função da partícula “se” na língua portuguesa?
  8. Qual a partícula do verbo?

O que é partícula se?

Conhecido também como pronome impessoalizador, símbolo de indeterminação do sujeito, ou ainda como pronome indeterminador do sujeito, sempre aparece junto ao verbo intransitivo, transitivo indireto ou de ligação. Pode até aparecer junto ao verbo transitivo direto, contanto que o objeto direto venha preposicionado.

Como Atrai-se?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo.

  1. Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ...
  2. Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...
  3. Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.

Quando usar a partícula Apassivadora se?

A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.

Qual é o pronome de se?

01) Pronome Reflexivo; O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Qual a definição de partícula?

  • A definição de partícula compreende diversos significados presentes na física, química e até na gramática. Isso porque é um termo utilizado para se referir a várias partes menores de uma matéria. Com isso, as partículas podem ser contadas, além de adquirir diferentes categorias dependendo da circunstância.

Por que a partícula se é a melhor escolha?

  • Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. A partícula SE como CONJUNÇÃO. Veja os exemplos: Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo. Não tenho certeza se esta é a melhor escolha.

Qual a função da partícula “se” na língua portuguesa?

  • A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa.

Qual a partícula do verbo?

  • Ex: Discorda- se do fato. d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos. e) Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais.