:

O que significa placa Quebra-mola?

Índice:

  1. O que significa placa Quebra-mola?
  2. Qual é a placa do Quebra-mola?
  3. Qual a finalidade do Quebra-mola?
  4. Como sinalizar lombadas?
  5. Como deve ser um Quebra-mola?
  6. Qual a distância entre os Quebra-molas?
  7. Como deve ser um quebra mola?
  8. É permitido fazer quebra mola?
  9. Pode fazer quebra mola?
  10. Como sinalizar Quebra-molas?

O que significa placa Quebra-mola?

Um quebra-molas ou lomba , também designado lombada ou ondulação transversal é uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos, formada por asfalto ou concreto.

Qual é a placa do Quebra-mola?

Placa de saliência ou lombada, Sinalização de Trânsito, nos tamanhos 50 cm e 80 cm, em alumínio, sinalização de trânsito regulamentada pelo DNER. Reduza os riscos de acidentes informando sobre os procedimentos de direção.

Qual a finalidade do Quebra-mola?

No entanto, o quebra molas, mais conhecido como lombada, é uma ondulação com altura baixa que é instalado normalmente em pisos de garagens de condomínios ou estabelecimentos comerciais e tem como função alertar o motorista de que a velocidade deve ser reduzida naquela área.

Como sinalizar lombadas?

Deve ter placa de sinalização junto à lombada. A legislação também estabelece Marcas oblíquas, inclinadas, no sentido horário, a 45º em relação à seção transversal da via, com largura mínima de 0,25m, pintadas na cor amarela e espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, entre outros detalhes.

Como deve ser um Quebra-mola?

Lombada deve estar no padrão do Contran Segundo o texto, existem dois tipos de quebra mola. O do tipo A é mais suave, com 3,7 metros de comprimento, e reduz a velocidade de um veículo a 30 km/h. Já o tipo B é mais angular, com 1,5 metro de comprimento, reduzindo a velocidade para 20 km/h.

Qual a distância entre os Quebra-molas?

§ 1º A distância mínima entre duas ondulações sucessivas, em vias urbanas, deverá ser de 50 m. e nas rodovias, entre ondulações transversais sucessivas, deverá ser de 100 m.

Como deve ser um quebra mola?

Lombada deve estar no padrão do Contran Segundo o texto, existem dois tipos de quebra mola. O do tipo A é mais suave, com 3,7 metros de comprimento, e reduz a velocidade de um veículo a 30 km/h. Já o tipo B é mais angular, com 1,5 metro de comprimento, reduzindo a velocidade para 20 km/h.

É permitido fazer quebra mola?

A instalação de lombadas no Brasil é proibida desde 1998, mas há exceções em que podem ser utilizadas. A lombada deve ser a última alternativa e só pode ser instalada após estudo técnico. A Res. 600/16 do Contran determina os critérios e padrões de instalação.

Pode fazer quebra mola?

A construção ilegal de quebra-molas pode ser interpretada como dano ao patrimônio público, crime tipificado no artigo 163, par. ... Por fim, fica a ressalva do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, que penaliza com multa o responsável pela construção, contudo, além de ser tipificado como crime de trânsito.

Como sinalizar Quebra-molas?

Parte indispensável em todas as vias públicas brasileiras, o quebra mola sinalizado ou lombada, como é conhecido em alguns estados, é a parte côncava identificada por faixas amarelas pintadas na diagonal ou mesmo por tachões refletivos posicionados em 3 linhas, ocupando a mesma largura da pista.