:

O que que é úlcera?

Índice:

  1. O que que é úlcera?
  2. Quais são os tipos de úlceras?
  3. Quais as causas da úlcera?
  4. O que acontece quando estoura uma úlcera?
  5. Quais são os sintomas de úlcera no estômago?
  6. O que acontece quando estoura uma úlcera no estômago?
  7. Qual a origem da úlcera?
  8. Qual a origem da úlcera da perna?
  9. Quais são os sintomas da úlcera de pressão?
  10. Quais são as úlceras venosas?

O que que é úlcera?

Perda de substância em qualquer superfície orgânica (epitélio, pele, mucosa, etc.) sem tendência para a cura espontânea.

Quais são os tipos de úlceras?

Há três tipos de úlcera: a gástrica, a esofágica e a duodenal. A úlcera gástrica ocorre dentro do estômago, a úlcera esofágica dentro do esôfago e a duodenal na parte superior do intestino delgado.

Quais as causas da úlcera?

As principais causas das úlceras pépticas são infecções pela bactéria Helicobacter pylori (HP) —que representam mais de 80% dos casos de úlcera duodenal e, pelo menos, metade das úlceras gástricas— além do uso continuado de AINE (anti-inflamatório não esteroidal) —como aspirina e ibuprofeno.

O que acontece quando estoura uma úlcera?

A Úlcera péptica perfurada apresenta-se como uma condição abdominal aguda com peritonite localizada ou generalizada e um alto risco de desenvolvimento de sepse e morte.

Quais são os sintomas de úlcera no estômago?

6 sintomas de úlceras no estômago, principais causas e tratamento

  • Sensação constante de estômago inchado;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor e queimação na garganta ou no meio do peito;
  • Mal-estar geral;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Fezes muito escuras ou avermelhadas.

O que acontece quando estoura uma úlcera no estômago?

A Úlcera péptica perfurada apresenta-se como uma condição abdominal aguda com peritonite localizada ou generalizada e um alto risco de desenvolvimento de sepse e morte.

Qual a origem da úlcera?

  • Úlcera, em regra de pequenas dimensões, provocada por traumatismo ligeiro. Úlcera que surge por maceração contínua da pele e dos tecidos subjacentes do tronco, das nádegas e dos membros dos indivíduos que ficam obrigados a estar durante muito tempo no leito, em decúbito.

Qual a origem da úlcera da perna?

  • Na úlcera das pernas de origem venosa, verifica-se dor e inchaço, que se agravam ao final do dia e melhoram com a elevação da perna. Quando a origem é arterial, existe dor intensa, mesmo em repouso, que se acentua com a elevação da perna.

Quais são os sintomas da úlcera de pressão?

  • Na úlcera de pressão, os sintomas e sinais variam, podendo começar com uma descoloração da pele e evoluir para uma ferida aberta mais ou menos profunda, com sangramento e infeção. Na úlcera das pernas de origem venosa, verifica-se dor e inchaço, que se agravam ao final do dia e melhoram com a elevação da perna.

Quais são as úlceras venosas?

  • As úlceras venosas representam a maioria das úlceras da perna (cerca de 85%). Os sinais e sintomas variam consoante o tipo de úlcera. Nem sempre existe dor, sobretudo nas fases iniciais. No caso da úlcera esofágica, pode haver dor ao engolir.