:

Qual o significado do termo Zootecnia?

Índice:

  1. Qual o significado do termo Zootecnia?
  2. Qual é o objetivo da Zootecnia?
  3. O que é Zootecnia quais são os seus objetivos e importância?
  4. O que é atividade zootécnica?
  5. Qual é a origem da Zootecnia?
  6. Quais os tipos de Zootecnia?
  7. Quais são os fundamentos da Zootecnia?
  8. O que é a Zootecnia e qual a sua importância na produção animal?
  9. Qual a origem da Zootecnia?
  10. Como se define a Zootecnia?
  11. Como é aplicado o termo Zootecnia?
  12. Qual o paradigma da Zootecnia?

Qual o significado do termo Zootecnia?

Zootecnia é o campo do saber que se dedica ao estudo da criação, conservação e produção animal, com ênfase para os animais considerados domésticos, na perspectiva de compreender suas relações, suas utilidades e os serviços úteis ao homem de forma tecnicamente eficiente, economicamente viável, socialmente justa, ...

Qual é o objetivo da Zootecnia?

Esse profissional, cujo objetivo é melhorar e aumentar a produção animal, cuida dos diversos aspectos que possam interferir na produtividade, desde o nascimento até a hora do abate. Cabe ao zootecnista a responsabilidade pela alimentação dos animais e, portanto, pelo desenvolvimento de rações.

O que é Zootecnia quais são os seus objetivos e importância?

O que é Zootecnia: O principal objetivo da zootecnia é desenvolver recursos para maior produtividade e rentabilidade dos produtos derivados dos animais, como a carne, o leite, ovos etc, tendo em conta o aumento da produção e do lucro sem descuidar do bem estar dos animais.

O que é atividade zootécnica?

atividade zootécnica: criação de animais para fins industriais e comerciais; atividade agroindustrial: beneficiamento e transformação do produto agrícola e modificação da matéria de origem de atividade zootécnica.

Qual é a origem da Zootecnia?

A Zootecnia como ciência, para a cultura latina, nasceu em 1848, na França, no Instituto Agronômico de Versalhes com o estabelecimento da disciplina destinada ao estudo da criação de animais domésticos. ... Emile Baudement é considerado o primeiro mestre de Zootecnia.

Quais os tipos de Zootecnia?

A partir do terceiro ano de curso são incluídas disciplinas mais específicas da Zootecnia, tais como:

  • Bioclimatologia.
  • Melhoramento Genético.
  • Parasitologia.
  • Fertilidade e Conservação do Solo.
  • Produção Animal.
  • Produção Vegetal.
  • Administração e Desenvolvimento Rural.

Quais são os fundamentos da Zootecnia?

Os fundamentos da Zootecnia são oferecidos a partir do terceiro ano, em matérias como parasitologia, melhoramento genético e bioclimatologia, além de técnicas de manejo de rebanhos e de criações. Algumas faculdades estudam espécies silvestres, como jacaré e capivara, cujo consumo é regulamentado no país.

O que é a Zootecnia e qual a sua importância na produção animal?

A Zootecnia ou produção animal é a ciência que visa desenvolver e aprimorar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, silvestres e de companhia com a finalidade de incrementar sua produção com o aprimoramento da nutrição, seleção genética, sanidade e bem-estar.

Qual a origem da Zootecnia?

  • Neste período, portanto, o grande volume de informações científicas geradas na área levou a criação da Zootecnia como mais um curso, próprio e independente, situado no vasto e científico âmbito das Ciências Agrárias.

Como se define a Zootecnia?

  • Com base nestes aspetos, Sotillo e Vigil (1978) definem Zootecnia como “a ciência que se ocupa da exploração economicamente ótima dos animais úteis ao Homem, em condições higio-sanitárias adequadas”.

Como é aplicado o termo Zootecnia?

  • O termo Zootecnia é aplicado tanto para o campo do saber que origina a ciência quanto para o curso de graduação que permite a formação em nível superior de profissionais para atuar na competência do campo do saber.

Qual o paradigma da Zootecnia?

  • Como toda ciência em sua constante evolução, a Zootecnia exige do seu profissional um paradigma entre conhecimento específico da área a ser trabalhada X conhecimento macro da realidade socioeconômica em que a área está inserida.