:

O que é o xeroftalmia?

Índice:

  1. O que é o xeroftalmia?
  2. Quem tem xeroftalmia?
  3. Qual a diferença entre cegueira noturna e xeroftalmia?
  4. Por que a falta de vitamina A afeta a visão?
  5. O que pode causar o excesso de vitamina A?
  6. O que é o pelagra?
  7. O que pode causar a pelagra?
  8. O que causa a falta de vitamina A?
  9. Qual vitamina evita a cegueira noturna quais são suas fontes?
  10. O que é a cegueira noturna e o que pode acontecer se essa deficiência não for suprida?

O que é o xeroftalmia?

A xeroftalmia ou queratomalacia é uma doença que é caracterizada pela deficiente qualidade ou quantidade de produção de lágrimas. Como consequência, a córnea não é lubrificada corretamente, ficando seca (olho seco).

Quem tem xeroftalmia?

A xeroftalmia é uma doença progressiva dos olhos que é causada pela deficiência de vitamina A no organismo, o que leva a um ressecamento dos olhos, podendo resultar, a longo prazo, em complicações como cegueira noturna ou surgimento de úlceras na córnea, por exemplo.

Qual a diferença entre cegueira noturna e xeroftalmia?

A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna, em que a pessoa não consegue enxergar em ambientes pouco iluminados. Outras manifestações clínicas podem ocorrer, como a xerose da conjuntiva, mancha de Bitot, xerose corneal e a ulceração da córnea.

Por que a falta de vitamina A afeta a visão?

A deficiência da vitamina A provoca ressecamento da conjuntiva, ulceração da córnea, inflamação das pálpebras e cegueira noturna – doença que ocorre porque a quantidade de luz disponível não é suficiente o bastante para permitir a visão adequada nesses casos.

O que pode causar o excesso de vitamina A?

O excesso de vitamina A pode causar, pele seca, dores no osso e articulação, tontura, queda de cabelo, entre outros.

O que é o pelagra?

A pelagra é uma doença rara causada pela deficiência de vitamina B3, também conhecida como niacina, no organismo, o que pode provocar alterações na pele, diarreia e alterações neurológicas, como dor de cabeça, confusão mental e perda de memória, por exemplo.

O que pode causar a pelagra?

Uma forma de deficiência de niacina é causada por uma deficiência de niacina e triptofano (um aminoácido). Esta forma provoca uma doença chamada pelagra, que afeta a pele, o trato digestivo e o cérebro.

O que causa a falta de vitamina A?

A deficiência de vitamina A pode resultar de uma dieta pobre em vitamina A ou de um distúrbio hepático ou de absorção. A cegueira noturna é um dos primeiros sintomas. Uma cegueira pode acabar se desenvolvendo. Os olhos, a pele e outros tecidos ficam secos e lesionados, e infecções se desenvolvem com mais frequência.

Qual vitamina evita a cegueira noturna quais são suas fontes?

Zinco: itens ricos no mineral, como carne, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados, auxiliam a vitamina A a fazer melanina, que afasta a cegueira noturna.

O que é a cegueira noturna e o que pode acontecer se essa deficiência não for suprida?

A cegueira noturna é um dos sintomas iniciais da catarata. A doença atinge, principalmente, pessoas acima dos 60 anos e faz com que o cristalino fique opaco. A visão fica comprometida e outros sintomas como dificuldade para realizar atividades à noite e necessidade de mudar a prescrição dos óculos aumenta.