:

O que é o TDO tuberculose?

Índice:

  1. O que é o TDO tuberculose?
  2. Quando tratar contactantes de tuberculose?
  3. O que é o tratamento supervisionado da tuberculose?
  4. Quais as atribuições do técnico em enfermagem frente à tuberculose?
  5. Qual o papel da Enfermagem ao Portador de tuberculose?
  6. Por que a tuberculose pode ser causada?
  7. Qual o período de transmissão da tuberculose?
  8. Quais são os grupos de risco da tuberculose?
  9. Quem é o principal reservatório da tuberculose?

O que é o TDO tuberculose?

A TDO é uma estratégia que procura garantir que os pacientes com tuberculose tomem todos os remédios de que precisam.

Quando tratar contactantes de tuberculose?

Excluindo-se doença ativa, recomenda-se o tratamento da infecção latente da tuberculose, mesmo sem PT, nas seguintes situações: a) Recém-nascido coabitante de caso índice bacilífero (tratar com isoniazida 6 meses e depois desse período vacinar para BCG);

O que é o tratamento supervisionado da tuberculose?

O tratamento supervisionado ou DOTS significa uma mudança na forma de se administrar os medicamentos, sem mudanças no esquema terapêutico: o profissional de saúde passa a observar o paciente “engolir” os medicamentos, desde o início do tratamento até a sua cura.

Quais as atribuições do técnico em enfermagem frente à tuberculose?

Realizar consulta de enfermagem mensal (conforme programação de trabalho da equipe). Notificar o caso de tuberculose que vai iniciar tratamento. Convocar os comunicantes para investigação. Dispensar os medicamentos para o doente.

Qual o papel da Enfermagem ao Portador de tuberculose?

O enfermeiro deve ser capacitado para ações de controle da tuberculose, deve o profissional identificar informações clínicas, epidemiológicas e sociais dos suspeitos da enfermidade e tomar providências para o esclarecimento do diagnóstico (BRASIL, 2011a).

Por que a tuberculose pode ser causada?

  • A tuberculose pode ser causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti, M. pinnipedi e M. caprae. Entretanto, do ponto de vista sanitário, a espécie mais importante é a M. tuberculosis.

Qual o período de transmissão da tuberculose?

  • Período de transmissibilidade. A transmissão da tuberculose é plena enquanto o indivíduo estiver eliminando bacilos.Com o início do esquema terapêutico adequado, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento chega a níveis insignificantes.

Quais são os grupos de risco da tuberculose?

  • Os grupos de risco incluem as pessoas que partilham casa ou local de trabalho com pessoas com tuberculose ativa. O tratamento consiste na administração de vários antibióticos durante um longo período de tempo.

Quem é o principal reservatório da tuberculose?

  • O principal reservatório da tuberculose é o ser humano. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos. No Brasil, não existem estimativas sobre a proporção de pacientes com tuberculose causada pelo M. bovis.