:

Por que as paredes da casa trinca?

Índice:

  1. Por que as paredes da casa trinca?
  2. Quando rachaduras em paredes são perigosas?
  3. O que faz a casa rachar?
  4. Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?
  5. Como consertar uma rachadura na parede?
  6. O que fazer com trinca na parede?
  7. Quando uma rachadura é preocupante?
  8. Como saber se uma trinca e perigosa?
  9. O que faz o piso rachar?
  10. É normal a laje rachar?
  11. Como se preocupar quando você encontrar uma rachadura na parede?
  12. Por que as rachaduras podem ocorrer?
  13. Como evitar rachaduras em elementos estruturais?
  14. Como evitar fissuras e rachaduras nas paredes?

Por que as paredes da casa trinca?

Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.

Quando rachaduras em paredes são perigosas?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

O que faz a casa rachar?

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

Como consertar uma rachadura na parede?

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:

  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

O que fazer com trinca na parede?

O ideal é abrir a trinca em um formato “V”, para em seguida escová-la e eliminar toda a poeira do local. Depois disso, um fundo preparador de paredes deve ser passado, para que depois um produto selador de trincas seja utilizado. Depois de 24 horas, um impermeabilizante deve ser passado.

Quando uma rachadura é preocupante?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

Como saber se uma trinca e perigosa?

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

O que faz o piso rachar?

À medida que as tábuas perdem umidade para o ar e encolhem, as ligações entre as fibras se enfraquecem e a madeira racha. Rachaduras resultantes dessas condições costumam começar nas pontas das tábuas e são frequentemente acompanhadas por frestas excessivamente largas entre elas.

É normal a laje rachar?

Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.

Como se preocupar quando você encontrar uma rachadura na parede?

  • É importante se preocupar e ficar atento quando você encontrar uma rachadura, trinca ou fissura na parede.

Por que as rachaduras podem ocorrer?

  • Rachaduras podem ocorrer por excesso de peso sobre a laje, que consequentemente distribuem o peso para as vigas e pilares. Mas esse excesso de peso pode ser pela construção de um segundo andar. Sem ter feito uma estrutura que suportasse o novo pavimento.

Como evitar rachaduras em elementos estruturais?

  • Rachaduras em elementos estruturais (laje, viga, pilar, fundação) são bem preocupantes. Não ignore esses avisos. As rachaduras inclinadas na diagonal e profundas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação, nas lajes, na estrutura de suporte da casa ou por excesso de peso.

Como evitar fissuras e rachaduras nas paredes?

  • Fissuras e rachaduras nas paredes são muito comuns, mas devem estar sempre sob observação do morador. A rachadura pode ser proveniente desde uma simples acomodação da estrutura no terreno até um comprometimento severo da alvenaria estrutural do edifício.