:

Como é feito o relâmpago?

Índice:

  1. Como é feito o relâmpago?
  2. Qual a diferença entre raios e trovões?
  3. Quais são os trovões produzidos por raios no solo?
  4. Por que isso tem a ver com os raios?
  5. Quais são os trovões produzidos por raios na nuven?

Como é feito o relâmpago?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo. Os relâmpagos mais brilhantes são aqueles em que uma nuvem fica eletricamente conectada ao chão.

Qual a diferença entre raios e trovões?

  • Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre esses três fenômenos: Os raios são grandes descargas elétricas que ocorrem entre uma nuvem e o solo, entre nuvens ou até mesmo dentro de uma mesma nuvem. Chamamos de trovões os sons gerados por essas descargas elétricas.

Quais são os trovões produzidos por raios no solo?

  • Trovões produzidos por raios no solo em geral podem ser escutados até distâncias de 20 km. Trovões produzidos por raios nas nuvens são similares aqueles produzidos por raios no solo porém, em geral, são mais fracos.

Por que isso tem a ver com os raios?

  • Tá, mas o que isso tudo tem a ver com os raios? Bom, da mesma forma que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Logo, as cargas negativas das nuvens tenderiam a se aproximar das cargas positivas da superfície terrestre. Porém, o ar não permite que isso ocorra.

Quais são os trovões produzidos por raios na nuven?

  • Trovões produzidos por raios nas nuvens são similares aqueles produzidos por raios no solo porém, em geral, são mais fracos. Durante períodos de fortes chuvas e ventos, esta distância será menor enquanto que, em noites calmas, trovões podem ser escutados a distâncias maiores.