:

Quais as causas do aumento da prolactina?

Índice:

  1. Quais as causas do aumento da prolactina?
  2. Quais os sintomas da prolactina alta?
  3. Como tratar o aumento da prolactina?
  4. O que pode alterar o exame de prolactina?
  5. Qual é o valor normal da prolactina?
  6. Quais os sintomas da prolactina baixa?
  7. Qual o valor normal do exame prolactina?
  8. Quando dosar prolactina?
  9. O que é bom para diminuir a prolactina?
  10. Qual a causa do aumento do nível de prolactina nas mulheres?
  11. Quais medicamentos podem aumentar a prolactina?
  12. Será que a prolactina é alta?
  13. Por que a prolactina é inibida?

Quais as causas do aumento da prolactina?

Principais causas

  • Alterações na tireoide, principalmente hipotireoidismo;
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Efeito colateral de alguns medicamentos, como antidepressivos e anticonvulsivantes;
  • Estresse;
  • Doença de Addison;
  • Exposição à radiação na região da cabeça;

Quais os sintomas da prolactina alta?

Quais os sinais e sintomas da produção elevada de prolactina?

  • Falta de libido;
  • Menstruação irregular (oligomenorréia);
  • Ausência da menstruação (amenorreia);
  • Produção de leite sem gestação (galactorreia);
  • Disfunção erétil;
  • Osteoporose;
  • Tumor da hipófise.

Como tratar o aumento da prolactina?

O tratamento da prolactina alta vai depender da sua causa. Na maioria dos casos, ele é iniciado com o uso de medicamentos que normalizam os níveis do hormônio. Já a cirurgia e a radioterapia são indicadas para os casos de tumor.

O que pode alterar o exame de prolactina?

Assim, algumas situações que podem aumentar os níveis de prolactina e que devem ser investigados para que possa ser avaliada a necessidade de tratamento são hipotireoidismo, uso de remédios antidepressivos ou anticonvulsivantes, prática de atividade física intensa ou excessiva, síndrome do ovário policístico ou ...

Qual é o valor normal da prolactina?

São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).

Quais os sintomas da prolactina baixa?

Os níveis baixos de prolactina não apresentam sintomas nem consequências para o organismo, exceto se a mulher estiver amamentando, o que pode provocar uma diminuição na quantidade de leite materno produzido.

Qual o valor normal do exame prolactina?

São considerados valores normais até 20 ng/mL em homens e 30 ng/mL em mulheres não grávidas. Valores abaixo de 25 ng/mL costumam excluir a hiperprolactinemia. O estresse da punção venosa pode causar pequenos aumentos de prolactina (em geral abaixo de 40 ng/ml).

Quando dosar prolactina?

O ideal seria dosar prolactina antes de iniciar o medicamento e 3 meses após. Níveis que se elevam após iniciar a medicação sugerem tranquilidade quanto à causa, priorizando a troca da medicação, quando possível, por medicamento sem este efeito.

O que é bom para diminuir a prolactina?

Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.

Qual a causa do aumento do nível de prolactina nas mulheres?

  • A prolactina pode alterar também a resposta sexual nas mulheres. Alterações no período menstrual e redução do desejo sexual em ambos os sexos são causas comuns de serem observadas. Actividades físicas excessivas, ovários policísticos e tumores podem ser a causa destes aumentos do nível de prolactina nas pessoas.

Quais medicamentos podem aumentar a prolactina?

  • Os antidepressivos que inibem a recaptura da serotonina (SSRI), principalmente os mais antigos, podem também aumentar a prolactina. A lista de medicamentos que aumentam a prolactina não se limita às medicações usadas na psiquiatria. Na Tabela 1, estão listadas outras medicações que podem elevar os níveis de prolactina.

Será que a prolactina é alta?

  • Se a prolactina é alta, um médico irá testar a função tiroideia e verificar se há a toma de medicamentos conhecidos por aumentar secreção da prolactina. O médico poderá também solicitar uma ressonância magnética, que é o exame mais indicado para detectar tumores da hipófise e determinar a sua dimensão.

Por que a prolactina é inibida?

  • A prolactina é inibida pela dopamina secretada por neurônios do hipotálamo. Além do controle da prolactina, a dopamina é um neurotransmissor importante para função motora, motivação e aprendizagem de reforço, agindo por diferentes vias neuronais.