:

O que é a patrística da Igreja?

Índice:

  1. O que é a patrística da Igreja?
  2. Qual o sentido da palavra patrística?
  3. Quem criou a patrística?
  4. Quais são as principais características da filosofia patrística?
  5. Como pode ser definida a patrística?
  6. O que estuda a patrística?
  7. Quais são os principais filósofos da Patristica?
  8. Em qual contexto nasceu a patrística?

O que é a patrística da Igreja?

A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.

Qual o sentido da palavra patrística?

Significado de Patrística A palavra patrística deriva do latim eclesiástico “patrística”, pelo francês patristique, com o sentido de “doutrina dos Santos Padres”.

Quem criou a patrística?

Santo Agostinho Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo. Além disso, ele focou no desenvolvimento do conceito de “pecado original” e do “livre arbítrio” como forma de livrar do mal.

Quais são as principais características da filosofia patrística?

É um período de transição da Antiguidade para a Idade Média. Porém, é considerada a primeira fase da filosofia medieval por causa do cristianismo. Sua principal característica era a defesa da fé contra os pagãos e hereges, além da expansão do Cristianismo na Europa.

Como pode ser definida a patrística?

A Patrística, filosofia cristã dos primeiros séculos, poderia ser definida como. retomada do pensamento de Platão, conforme os modelos teológicos da época, estabelecendo estreita relação entre filosofia e religião. ... adaptação do pensamento aristotélico, conforme os moldes teológicos da época.

O que estuda a patrística?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Quais são os principais filósofos da Patristica?

Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).

Em qual contexto nasceu a patrística?

A Filosofia Patrística foi desenvolvida no início do período de transição da Antiguidade para o Medievo e desenvolveu os primeiros passos da doutrina cristã. A Filosofia Patrística foi um período que se iniciou com a transição entre a Antiguidade e o Medievo.