O que significa as palavras oikos e pólis na Grécia antiga?
Índice:
- O que significa as palavras oikos e pólis na Grécia antiga?
- Como era a produção de oikos?
- Como era chamado o chefe político e religioso dos oikos?
- O que eram os genos na Grécia Antiga?
- Quais as principais características da pólis grega?
- O que eram os oikos e como era sua produção?
- Como era a economia dos oikos?
O que significa as palavras oikos e pólis na Grécia antiga?
[revisão Labeca] A grosso modo, oîkos é casa e pólis é cidade, mas 'casa' e 'cidade', empobrecem o conceito tanto de oîkos quanto de pólis. O oîkos é um termo que se encontra já nos poemas homéricos, vinculado a uma realidade social e política que, pode-se dizer, antecede a formação da pólis.
Como era a produção de oikos?
Como era a produção de Oikos? R.: Na Grécia Antiga, o oikos era o nome dado para a unidade básica de uma sociedade, formada pelo chefe, representado pelo homem mais velho, sua família (filhos e esposa) e seus escravos, que conviviam em um mesmo ambiente doméstico.
Como era chamado o chefe político e religioso dos oikos?
No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso.
O que eram os genos na Grécia Antiga?
Geno (em latim: genus; em grego: γένος; romaniz.: génos , lit. "raça, estoque, parentes"; plural: γένη - genē), na Grécia Antiga, era um tipo de organização social na qual alguns indivíduos alegavam descendência comum, referindo-se por um nome único (ver sânscrito "Ganá").
Quais as principais características da pólis grega?
As principais características das polis gregas eram: Possuía autonomia e detinha o poder; Eram autossuficiente (política, social e economicamente); Tinham leis e organização sociais próprias; Propulsionou o surgimento da propriedade privada; Possuía Complexidade social.
O que eram os oikos e como era sua produção?
Unidade económica produtiva que, na Grécia Antiga, representava o ambiente próprio de um indivíduo, composto pelos seus trabalhadores (escravos ou não), família e pertences (como a própria habitação, os rebanhos, o tesouro e os terrenos).
Como era a economia dos oikos?
A economia dos oikos era essencialmente rural, sendo que a fonte de sobrevivência vinha da agricultura e pecuária.