:

O que leva a uma bronquiolite?

Índice:

  1. O que leva a uma bronquiolite?
  2. O que fazer para evitar bronquiolite?
  3. O que piora a bronquiolite?
  4. Quais são os sintomas de bronquiolite em bebê?
  5. Qual exame detecta bronquiolite?
  6. Quantas vezes o bebê pode pegar bronquiolite?
  7. Qual especialista cuida da bronquiolite?
  8. O que é bom para bronquiolite em bebê?
  9. Como identificar se o bebê está com falta de ar?
  10. Qual o agente etiológico mais prevalente da bronquiolite?
  11. Qual a transmissão da bronquiolite?
  12. Como Prevenir a bronquiolite?
  13. Qual a bronquiolite aguda?
  14. Por que a bronquiolite é contagiosa?

O que leva a uma bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade.

O que fazer para evitar bronquiolite?

Como evitar que a bronquiolite volte a surgir

  1. Evitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;
  2. Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;
  3. Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;

O que piora a bronquiolite?

“Prematuros extremos, cardiopatas e pneumopatas (que têm doença pulmonar) são mais sensíveis a essa doença”, explica Fátima. Em algumas situações de agravamento da bronquiolite, o bebê pode até mesmo seguir para a unidade de tratamento intensivo (UTI).

Quais são os sintomas de bronquiolite em bebê?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Qual exame detecta bronquiolite?

"O diagnóstico da bronquiolite costuma ser feito com base no exame físico da criança, dos sinais referidos pelos pais. A radiografia de tórax, pode ajudar no diagnóstico ao evidenciar o excesso de ar nos pulmões, além de descartar outras doenças, como a pneumonia.

Quantas vezes o bebê pode pegar bronquiolite?

MITO. A bronquiolite é habitualmente causada pelo vírus respiratório sincicial ( VSR ). No entanto, outro vírus respiratório, como o adenovírus, por exemplo, pode também ser o microrganismo causador. Por isso, crianças que já tiveram bronquiolite por um agente infeccioso específico pode ter de novo por outro.

Qual especialista cuida da bronquiolite?

Os pediatras devem diagnosticar bronquiolite aguda e avaliar a gravidade da doença com base na história e exame físico.

O que é bom para bronquiolite em bebê?

Algumas medidas que podem ser feitas incluem:

  • Ficar de repouso em casa, evitando sair com o bebê ou levá-lo para a creche;
  • Oferecer muita água e leite durante o dia, para evitar a desidratação e facilitar a eliminação do vírus;
  • Manter o ar umidificado, utilizando um umidificador ou deixando uma bacia de água no cômodo;

Como identificar se o bebê está com falta de ar?

Quais são os sintomas? Respiração mais curta e rápida, ofegante, aumento da frequência respiratória (número de respirações por minuto), podendo até ter chiado no peito (aquilo que o médico chama de sibilos).

Qual o agente etiológico mais prevalente da bronquiolite?

Os agentes etiológicos mais importantes na bronquiolite aguda são os vírus respiratórios. Entre eles destacam-se o vírus sincicial respiratório (VSR), o adenovírus (ADV); o vírus influenza tipo A e B; e o vírus parainfluenza (PIV) tipos 1, 2 e 3.

Qual a transmissão da bronquiolite?

  • A transmissão é feita de forma semelhante a qualquer outra virose respiratória, como gripes e resfriados (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO ). A bronquiolite é uma infecção altamente contagiosa, que ataca preferencialmente crianças menores de 2 anos. Os bebês com menos de 6 meses são as principais vítimas.

Como Prevenir a bronquiolite?

  • Mantenha também em dia a carteira de vacinação, para que não haja infecção mista, ou seja, além da bronquiolite, outro vírus ou uma bactéria instale-se e complique o quadro. O aleitamento materno e a ausência de fumantes em casa são fatores protetores que também devem ser priorizados, assim como a realização de pré-natal de qualidade.

Qual a bronquiolite aguda?

  • A bronquiolite é uma infeção respiratória que pode afetar crianças até aos 2 anos de idade. Conheça as suas principais causas, fatores de risco e sintomas. A bronquiolite aguda é uma patologia infeciosa respiratória, provocada por um vírus e muito comum no inverno, em crianças até aos 2 anos de idade.

Por que a bronquiolite é contagiosa?

  • O vírus sincicial respiratório, principal causador da bronquiolite, é muito contagioso. Foto: Saúde/SAÚDE é Vital. A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade.