Para que serve a Logoterapia?
Índice:
- Para que serve a Logoterapia?
- Qual é o significado da palavra Logoterapia?
- Como funciona a Logoterapia?
- Qual a base da Logoterapia?
- O que estuda Logoterapia?
- Quem pode ser Logoterapeuta?
- O que é a Logoterapia e quais são os seus princípios?
- Quem pode fazer o Curso de logoterapia?
- Quem pode atuar como Logoterapeuta?
- O que é preciso para ser Logoterapeuta?
- Quais são as dimensões da Logoterapia?
- Como funcionam as técnicas logoterápicas?
- Quais são os pilares da Logoterapia?
Para que serve a Logoterapia?
Ouça em voz altaPausarA Logoterapia é uma abordagem com foco no sentido da vida, é a “terapia da esperança”, a “psicoterapia das alturas”, e pode ser utilizada para promover saúde através de prevenção e manutenção desta, ou seja, o foco está na saúde e não na doença.
Qual é o significado da palavra Logoterapia?
Ouça em voz altaPausar[ Psicologia ] Psicoterapia que preconiza que a principal motivação de um indivíduo é encontrar o sentido da vida e que o auxilia nessa busca.
Como funciona a Logoterapia?
Ouça em voz altaPausarEla foca na ideia de que os seres humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, que a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade. Portanto, essa terapia pode ajudar os pacientes a alcançar esse significado.
Qual a base da Logoterapia?
Ouça em voz altaPausarLogoterapia e Análise Existencial é "uma abordagem psicoterapêutica reconhecida internacionalmente e que se fundamenta empiricamente no sentido da vida". ... Para a Logoterapia, a necessidade mais profunda do ser humano é de ter sentido na vida.
O que estuda Logoterapia?
Ouça em voz altaPausarDerivada de logos, palavra de origem grega que significa “sentido”, a Logoterapia estuda o sentido da vida humana. ... A Logoterapia é considerada a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Primeira a Psicanálise Freudiana e a Segunda a Psicologia Individual fundada pelo psicólogo Alfred Adler.
Quem pode ser Logoterapeuta?
Ouça em voz altaPausarSegundo Iva, nossa entrevistada, só pode ser Logoterapeuta quem é Logovivente, pois não há um modelo. O processo não deixa de ser um processo analítico, onde confluem várias alternativas técnicas de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
O que é a Logoterapia e quais são os seus princípios?
Ouça em voz altaPausarA logoterapia propõe um método de superação dos conflitos humanos que geram sofrimento. A logoterapia permite encontrar sentido nas situações difíceis e que causam dor. Desta forma, elas se transformam em oportunidades de crescimento para as pessoas que as vivenciam.
Quem pode fazer o Curso de logoterapia?
Ouça em voz altaPausarO curso é destinado a profissionais graduados em Psicologia, Pedagogia, Medicina, Teologia, Serviço Social, Administração, Direito, Enfermagem, Mediação de Conflitos, Gestão de Pessoas, entre outras, que atuam ou pretendem atuar no âmbito clínico, organizacional, religioso, educacional, social, saúde e/ou área ...
Quem pode atuar como Logoterapeuta?
Ouça em voz altaPausarSegundo Iva, nossa entrevistada, só pode ser Logoterapeuta quem é Logovivente, pois não há um modelo. O processo não deixa de ser um processo analítico, onde confluem várias alternativas técnicas de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
O que é preciso para ser Logoterapeuta?
Ouça em voz altaPausarA especialização só pode ser feita através de cursos e estudos alternativos. No entanto, a Universidade de Viena mantém a Logoterapia como disciplina curricular e em Munique, na Alemanha, funciona um centro de formação da teoria.
Quais são as dimensões da Logoterapia?
- Nossas projeções das dimensões biológicas, psicológicas e sociais se expressam em uma dimensão espiritual que se totaliza na nossa existência. Essa dimensão, na logoterapia, também é chamada de "noética". É somente nessa dimensão que o indivíduo pode sair de suas condicionalidades e visualizar o seu sentido.
Como funcionam as técnicas logoterápicas?
- As técnicas logoterápicas se baseiam na decisão racional de antagonizar com o seu condicionamento psiconoético. Esta técnica baseia-se no fato de que o medo produz aquilo que temos medo, ou seja, a ansiedade antecipatória.
Quais são os pilares da Logoterapia?
- A Logoterapia, independente de como se apresente, possui três pilares muito essenciais para construir sua filosofia. Por meio deles, conseguimos levantar questionamentos pertinentes a respeito de nossa permanência aqui, bem como tomar diretrizes.