:

Qual a definição de logaritmo?

Índice:

  1. Qual a definição de logaritmo?
  2. Por que o nome logaritmo?
  3. O que é log em matemática?
  4. O que é logaritmo para que se usa?
  5. O que é que é log?
  6. Para que serve logaritmo no nosso cotidiano?
  7. Quando aplicar logaritmo?
  8. Como usar o log?
  9. Por que a palavra x é chamada de logaritmo?
  10. Quando foi introduzido o conceito de logaritmo?
  11. Quais são as regras do logaritmo?
  12. Quem foi o criador dos logaritmos?

Qual a definição de logaritmo?

Logaritmo é uma função matemática que está baseada nas propriedades da potenciação e exponenciação. O valor do logaritmo corresponde ao expoente que se deve elevar uma determinada base, positiva e diferente de 1, para que o resultado seja igual a um número positivo b.

Por que o nome logaritmo?

da Fonseca, logaritmo vem do grego lógos, «razão», e arithmós, «número». ... «A origem da palavra logaritmo remonta do século XVII, como indicado, mais precisamente do ano de 1614, constante da obra Mirifici Logarithmorum Canonis Descriptio, publicada por John Napier, o criador do conceito.

O que é log em matemática?

O logaritmo é uma operação matemática diretamente relacionada com as equações exponenciais. Nele buscamos encontrar o expoente que faz com a base seja igual ao que chamamos de logaritmando.

O que é logaritmo para que se usa?

A idéia básica dos logaritmos é a de transformar operações aritméticas complicadas, como potenciação e radiciação, em operações mais simples.

O que é que é log?

1. Logue. Medida de capacidade para líquidos, igual a um pouco mais do que um quarto de litro (0,29 l).

Para que serve logaritmo no nosso cotidiano?

Em termos simples, o logaritmo natural é uma função que é o expoente de uma potência de e, e aparece frequentemente nos processos naturais (o que explica o nome "logaritmo natural"). Esta função torna possível o estudo de fenômenos que evoluem de maneira exponencial. ... É, portanto, a função inversa da função exponencial.

Quando aplicar logaritmo?

Os logaritmos possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento, como na própria Matemática, em Química, Biologia, Geografia etc. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras.

Como usar o log?

Quando o logaritmo de a na base a possui uma potência m, ele será igual ao expoente m, ou seja loga am = m, pois usando a definição am = am. Por exemplo, log3 35 = 5. Quando dois logaritmos com a mesma base são iguais, os logaritmandos também serão iguais,ou seja, loga b = loga c ⇔ b = c.

Por que a palavra x é chamada de logaritmo?

  • A palavra logaritmo pode ser substituída pela palavra expoente, assim, poderíamos escrever que x é o expoente de b na base a. No caso acima, as letras utilizadas representam números e estamos interessados em descobrir o valor numérico da letra x. Essas letras recebem as seguintes denominações: x é chamado de logaritmo.

Quando foi introduzido o conceito de logaritmo?

  • O conceito de logaritmo foi introduzido por John Napier no ano de 1614, a fim de simplificar cálculos, daí a nomenclatura logaritmo neperiano. [6] Ele foi rapidamente adotado por navegadores, cientistas, engenheiros e outros profissionais para facilitar seus cálculos, através do uso de réguas de cálculo e tabelas logarítmicas.

Quais são as regras do logaritmo?

  • Algumas das principais regras do logaritmo são: Quando o logaritmando é igual a base, o logaritmo será sempre igual a 1; Logaritmo de qualquer base, cujo logaritmando seja igual a 1, terá sempre o resultado igual a 0; Dois logaritmos com a mesma base são iguais quando os logaritmandos também são iguais;

Quem foi o criador dos logaritmos?

  • Os criadores dos Logaritmos foram John Napier (1550-1617), matemático escocês, e Henry Briggs (1531-1630), matemático inglês. Eles criaram esse método com o intuito de facilitarem os cálculos mais complexos que ficou conhecido como “logaritmos naturais” ou “logaritmos neperianos”, em alusão a um de seus criadores: John Napier.