Qual é a causa da pancreatite crônica?
Índice:
- Qual é a causa da pancreatite crônica?
- Como sei se estou com pancreatite crônica?
- Quem tem pancreatite crônica?
- Qual a diferença de pancreatite aguda e crônica?
- O que é a fibrose cística com ela pode levar a um quadro de pancreatite crônica?
- Porque a Esteatorreia está presente em pacientes com pancreatite crônica?
- Como identificar pancreatite no exame de sangue?
- Como saber se meu pâncreas está inflamado?
- Quais os riscos da pancreatite crônica?
- O que é uma pancreatite aguda?
- Qual o tratamento médico da pancreatite crônica?
- Qual a causa mais comum de pancreatite?
- Quando a pancreatite se ativa?
- Como classificar a pancreatite?
Qual é a causa da pancreatite crônica?
A pancreatite crônica é uma inflamação do pâncreas de longa duração, resultante de uma deterioração irreversível da estrutura e da função pancreáticas. O consumo de álcool e de cigarros são as duas das principais causas de pancreatite crônica. A dor abdominal pode ser contínua ou aparecer e desaparecer.
Como sei se estou com pancreatite crônica?
O principal sintoma de pancreatite crônica é a dor frequente na parte superior do abdômen que irradia para as costas, porém outros sintomas incluem:
- Barriga inchada e dolorida;
- Náuseas e vômitos;
- Febre baixa até 38º;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Fezes gordurosas ou diarreia.
Quem tem pancreatite crônica?
A pancreatite crônica é uma inflamação no pâncreas que se repete. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e 10 casos para cada 100 mil indivíduos por ano. O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago no abdome superior.
Qual a diferença de pancreatite aguda e crônica?
A inflamação do pâncreas, designada pancreatite pode ser aguda ou crónica. Enquanto que as pancreatites aguda e crónica podem ter causas semelhantes, tendem, no entanto, a seguir cursos bastante diferentes. A pancreatite aguda refere-se à inflamação do pâncreas que causa dor abdominal violenta súbita.
O que é a fibrose cística com ela pode levar a um quadro de pancreatite crônica?
Crianças com fibrose cística - uma doença pulmonar progressiva e incurável - podem estar sob risco de desenvolver pancreatite. Mais frequentemente a causa da pancreatite em crianças é desconhecida.
Porque a Esteatorreia está presente em pacientes com pancreatite crônica?
A má absorção de gordura (esteatorréia) e má digestão de proteínas ocorrem quando o pâncreas perde mais de 90% da sua capacidade de produzir e/ou secretar para o lúmen intestinal enzimas digestivas. Estas anormalidades podem ser resolvidas com cerca de 2000 unidades internacionais (USP) de lipase por refeição.
Como identificar pancreatite no exame de sangue?
Não há um exame de sangue que diagnostique a pancreatite aguda se feito isoladamente, mas alguns exames a sugerem. As concentrações sanguíneas de duas enzimas produzidas pelo pâncreas, a amilase e a lipase, geralmente aumentam no primeiro dia da doença, mas voltam ao normal no prazo de três a sete dias.
Como saber se meu pâncreas está inflamado?
Principais sintomas: A inflamação no pâncreas pode ser percebida por meio de alguns sintomas, como por exemplo dor na região superior do abdome e podendo irradiar para as costas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço, perda de peso sem causa aparente, febre e presença de fezes amareladas e com gordura.
Quais os riscos da pancreatite crônica?
A pancreatite crônica é uma inflamação que não acaba e se perpetua. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e 10 casos para cada 100 mil indivíduos por ano.
O que é uma pancreatite aguda?
Pancreatite aguda é um processo inflamatório agudo decorrente da autodigestão do pâncreas causado pelas próprias enzimas pancreáticas, podendo ou não envolver subsequentemente outros tecidos regionais, órgãos ou tecidos a distância. Pode ser classificada clinicamente em pancreatite aguda leve ou grave.
Qual o tratamento médico da pancreatite crônica?
- O tratamento médico da dor na pancreatite crônica geralmente é insatisfatório. É possível que o médico administre corticosteroides para tratar a pancreatite autoimune. Às vezes o médico pode utilizar um endoscópio (um tubo de visualização flexível) para realizar o tratamento.
Qual a causa mais comum de pancreatite?
- Segundo o gastroenterologista Henrique Perobelli Schleinstein, as causas mais comuns de pancreatite são cálculos na via biliar, alcoolismo e hipertrigliceridemia (triglicérides altos). Além disso, causas autoimunes também estão envolvidas mais raramente, assim como deformidades embriológicas como o pâncreas divisum.
Quando a pancreatite se ativa?
- As enzimas digestivas produzidas no pâncreas só se tornam ativas após chegarem ao duodeno. A pancreatite ocorre quando por algum motivo, essas enzimas se ativam quando ainda estão dentro do pâncreas, fazendo com que o mesmo comece a ser digerido.
Como classificar a pancreatite?
- Para além da classificação da pancreatite quanto à evolução/curso em aguda e crónica, podemos classificar os tipos de pancreatite de acordo com a causa, gravidade e achados nos exames de imagem.