:

O que é a exérese cirúrgica?

Índice:

  1. O que é a exérese cirúrgica?
  2. O que significa exérese no dicionário?
  3. Como escreve exérese?
  4. Qual a diferença entre a exérese da lesão e uma biópsia incisional?
  5. Quais são os tempos cirúrgicos?
  6. Quais os instrumentos usados na exérese?
  7. O que é exérese da mama?
  8. O que significa biópsia incisional?
  9. Como é realizada a biópsia incisional?
  10. Quantos e quais são os tempos cirúrgicos?

O que é a exérese cirúrgica?

Exérese = remoção ou extirpação cirúrgica de órgãos ou de estruturas anatômicas.

O que significa exérese no dicionário?

Significado de Exérese Ação de remover, através de um procedimento cirúrgico, algo que se encontra no corpo humano. Cirurgia. Separação das partes de um órgão por lesões traumáticas.

Como escreve exérese?

substantivo feminino Grafia antiga e atualmente incorreta. Forma atual e correta: exérese.

Qual a diferença entre a exérese da lesão e uma biópsia incisional?

Biópsia é quando retiramos uma parte da lesão e enviamos para anátomo-patológico para avaliação. Exerese quer dizer retirada e pode ser parcial (como uma biópsia) ou total, quando retiramos toda a lesão.

Quais são os tempos cirúrgicos?

De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese.

Quais os instrumentos usados na exérese?

A tesoura reta (fig 21.3) é usada para sítense, como corte de fios e não para diérese. A tesoura curva(fig 21.4) é um instrumento de diérese amplamente usada, especialmente em dissecções, porém é mais traumática que o bisturi, assim deve ser evitada em tecidos delicados.

O que é exérese da mama?

É a retirada de nódulo benigno da mama. Também descrita como exérese de nódulo mamário, tem o objetivo de retirar a lesão com o menor dano funcional e estético possível. Figura 1 – Anatomia da mama e de suas drenagens linfáticas. À direita um típico nódulo benigno de mama após sua retirada.

O que significa biópsia incisional?

A biópsia incisional é um dos procedimentos mais comuns para diagnóstico de câncer. Realizada por um cirurgião, a biópsia incisional remove uma pequena parte da lesão. É recomendada para lesões grandes, com mais de um centímetro de diâmetro, que estejam em regiões de risco.

Como é realizada a biópsia incisional?

A biópsia incisional é realizada através de um corte para retirada do tumor. O procedimento é feito com anestesia local, regional e geral em caso de o tumor estar no tórax ou abdome.

Quantos e quais são os tempos cirúrgicos?

São procedimentos consecutivos realizados desde o início até o término da cirurgia. De um modo geral as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro tempos básicos, de acordo com a etapa do procedimento a ser realizada pelo cirurgião: Diérese- significa dividir, cortar ou separar.