:

O que é filigranas jurídicas?

Índice:

  1. O que é filigranas jurídicas?
  2. Qual é o significado da palavra filigrana?
  3. O que é técnica de filigrana?
  4. Qual é o significado de Apeninos?
  5. O que é filigrana de uma calça?
  6. Como se faz a filigrana?
  7. Que tipo de papel é usado para fazer quilling?
  8. Quais são os tipos de filigrana?
  9. Qual a origem da filigrana portuguesa?
  10. Qual a origem das peças de filigrana?
  11. Qual o fabrico de filigrana em Portugal?

O que é filigranas jurídicas?

São chamadas de filigranas aqueles pequenos detalhes de determinada lei, que muitas vezes podem passar despercebidos para a grande maioria de leitores, mas que ao olhar de um experiente jurista podem modificar totalmente a aplicação desta mesma lei ou regulamento.

Qual é o significado da palavra filigrana?

1. [ Ourivesaria ] Obra de ourivesaria formada de fios de ouro ou prata delicadamente entrelaçados e soldados.

O que é técnica de filigrana?

Técnica de ourivesaria que consiste na combinação de delicados e finíssimos fios de ouro (o material privilegiado) ou prata aplicados sobre placas do mesmo metal, desenhando motivos circulares, espiralados ou em SS.

Qual é o significado de Apeninos?

O mesmo que: asnáticos, asnos, estúpidos, imbecis, tolos.

O que é filigrana de uma calça?

O resultado são novos desenhos e lógicas de sobreposições inusitadas que modificam o formato e até mesmo a função dos bolsos traseiros, acompanhados da descoberta de formas inéditas de se comunicar a logomarca em substituição ao filigrana convencional. ...

Como se faz a filigrana?

O trabalho feito com o uso de fios bem finos e bolas de metal pequeninas recebe o nome de filigrana. Quando os fios e bolas de metal são soldados formam um desenho que é o resultado da técnica. Em geral a filigrana tradicional é feita com ouro ou prato, porém, o bronze também pode ser usado assim como outros metais.

Que tipo de papel é usado para fazer quilling?

O papel, claro, é o item obrigatório. E o ideal é usar papéis com gramatura entre g, que são mais fáceis de manusear e trabalhar. Também é importante que o papel escolhido seja colorido dos dois lados, deixando o resultado final mais bonito. É possível cortar o papel ou comprá-lo já em tirinhas.

Quais são os tipos de filigrana?

  • Existem dois tipos de filigrana: a filigrana de aplicação, utilizada para decoração e a filigrana de integração que constrói o próprio objeto unicamente em filigrana. Os fios são torcidos, batidos e levados ao lume para ficarem moles e finos de seguida são limpos e ficam prontos para os artesãos.

Qual a origem da filigrana portuguesa?

  • XVII, a filigrana portuguesa começou a construir um imaginário próprio e moldes muito diferentes de qualquer outra filigrana. A filigrana portuguesa representa maioritariamente a natureza, a religião e o amor: com motivos religiosos, encontramos as cruzes, como a cruz de Malta, e os relicários.

Qual a origem das peças de filigrana?

  • Actualmente, as peças de filigrana podem ser encontradas com enorme visibilidade na Região Norte de Portugal, usadas frequentemente no conjunto do vestido de noiva tradicional e, ainda, no traje feminino dos ranchos folclóricos do Minho . O termo também é utilizado de forma figurada para definir detalhamentos presentes em uma legislação.

Qual o fabrico de filigrana em Portugal?

  • Hoje, o fabrico de filigrana em Portugal concentra-se sobretudo nas zonas de Gondomar e da Póvoa do Lanhoso. No Minho, a filigrana continua a estar associada a uma larga tradição: os “trajes de domingar”. O traje minhoto feminino é sempre complementado com diversas peças de ouro, incluindo colares e brincos que passam de geração em geração.