Quais os efeitos da radiação sobre os alimentos?
Índice:
- Quais os efeitos da radiação sobre os alimentos?
- Para que serve a irradiação de alimentos?
- Como ocorre o processo de irradiação de alimentos?
- Quais os alimentos que podem ser irradiados?
- Quais alimentos não podem ser irradiados?
- Qual a ação da irradiação sobre pragas e contaminantes de alimentos?
- Quais os benefícios da técnica de irradiação dos alimentos como é utilizada essa técnica na conservação dos alimentos?
- Quando o processo de irradiação é imprescindível para a conservação dos alimentos?
- O que é o processo de irradiação?
- Como é feito o processo de liofilização?
- Por que o bismuto é pesado?
- Como é encontrado o bismuto no Brasil?
- Por que o bismuto faz reação química com o oxigênio?
- Por que o bismuto é tóxico?
Quais os efeitos da radiação sobre os alimentos?
Melhorar a saúde pública (a radiação diminui a reprodução de micro-organismos nos alimentos e, portanto, diminui a quantidade de pessoas que adquirem doenças provocadas por eles); Aumento do comércio internacional (como a radiação prolonga a vida útil do alimento, ele pode ser enviado para lugares distantes);
Para que serve a irradiação de alimentos?
Irradiação de alimentos é o processo de exposição de alimentos à radiação ionizante para destruir microorganismos, bactérias, vírus ou insetos que possam estar presentes nos alimentos.
Como ocorre o processo de irradiação de alimentos?
RESUMO: A irradiação em alimentos é um processo que os alimentos são expostos à radiação ionizante (alfa beta e gama). Os alimentos são apenas expostos à radiação, portanto não são contaminados. E tem como finalidade prolongar a vida útil nas prateleiras, e assim evitar o desperdício dos alimentos.
Quais os alimentos que podem ser irradiados?
Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.
Quais alimentos não podem ser irradiados?
Um ponto negativo visto até o momento é que o sabor e aroma do alimento sofrem algumas alterações. O leite e seus derivados, além de alimentos muito gordurosos, não podem ser irradiados, pois sofrem reações de oxidação e ficam rançosos.
Qual a ação da irradiação sobre pragas e contaminantes de alimentos?
A irradiação de alimentos pode oferecer vantagens especiais como: matar ou esterilizar os organismos patogênicos nos alimentos, melhorando a sua qualidade e a sua durabilidade, conseqüentemente, reduzindo a incidência de intoxicações alimentares; inibir ou parar o brotamento e o apodrecimento de raízes e tubérculos; ...
Quais os benefícios da técnica de irradiação dos alimentos como é utilizada essa técnica na conservação dos alimentos?
A irradiação é uma técnica eficiente na conservação dos alimentos, pode impedir a proliferação por microrganismos, parasitas e pragas que causam a deterioração nos alimentos, tais como bactérias e fungos, reduz as perdas naturais causadas por processos fisiológicos como; brotamento, maturação e envelhecimento sem ...
Quando o processo de irradiação é imprescindível para a conservação dos alimentos?
A irradiação de alimentos tem sido cada vez mais utilizada para conservação de alimentos, isso ocorre principalmente pelo aumento de vida de prateleira do produto, facilitando o transporte de produtos perecíveis. Além desse benefício há o fato do alimento não sofrer alteração em suas características organolépticas.
O que é o processo de irradiação?
A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
Como é feito o processo de liofilização?
Liofilização é uma tecnologia de secagem que constitui na remoção da água através da sublimação. Ocorre quando o alimento congelado, isto é, quando todo o seu conteúdo de água está na forma de gelo, é submetido a condições de pressões muito baixas.
Por que o bismuto é pesado?
- Esse metal é bastante pesado, pois tem muita massa e pouco espaço. O bismuto tem o mais alto efeito Hall dos mentais. Ou seja, há um aumento considerável da sua resistência elétrica quando colocado em um campo magnético. É encontrado em abundância em países como a China, Peru, Bolívia, México, Japão e Canada que são os maiores produtores do metal.
Como é encontrado o bismuto no Brasil?
- É encontrado em abundância em países como a China, Peru, Bolívia, México, Japão e Canada que são os maiores produtores do metal. Nos Estados Unidos, o bismuto é um subproduto do processo de mineiras como o chumbo, cobre, prata, estanho e ouro. Enquanto que no Brasil, é um metal raro de ser encontrado, limitando assim a sua exploração.
Por que o bismuto faz reação química com o oxigênio?
- O bismuto faz combinação lenta com o oxigênio em temperatura ambiente. Ao ser queimado em altas temperaturas, o bismuto se torna óxido de bismuto (Bi2O3), sendo ele Bi2O3 que dá origem a coloração amarelada do metal. Além disso, o bismuto faz reação química com a maioria dos ácidos.
Por que o bismuto é tóxico?
- O bismuto não é um metal tóxico, contudo em situação de exposição crônica seus sais podem causar problemas renais. Desta forma, é importante ter cuidado ao manusear o material, até porque já foram registrados casos de envenenamento. Além disso, o bismuto fica anos acumulado nos rins.