O que é uma pessoa epicurista?
Índice:
- O que é uma pessoa epicurista?
- O que é a felicidade para os epicuristas?
- O que é epicurismo e estoicismo?
- Quais são os objetivos do epicurismo?
- Qual o propósito da filosofia de Epicuro?
- Qual a diferença entre o epicurismo e o hedonismo?
O que é uma pessoa epicurista?
O epicurismo é uma corrente filosófica surgida na Grécia Antiga no século IV a.C. Segundo o pensamento pregado por seus adeptos, o estado individual de plenitude - em que o sujeito tem total liberdade, tranquilidade e está livre dos medos - está diretamente ligado com a busca pelos prazeres moderados.
O que é a felicidade para os epicuristas?
Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A finalidade da filosofia de Epicuro não era teórica, mas bastante prática.
O que é epicurismo e estoicismo?
O epicurismo é uma filosofia do prazer. Mas ele não pode ser considerado uma busca irrestrita do prazer, como é o hedonismo. ... De forma bastante oposta ao epicurismo, o estoicismo defendia a busca da felicidade, a ataraxia, a vida sossegada, por meio da eliminação dos prazeres.
Quais são os objetivos do epicurismo?
- O epicurismo tem como um dos objetivos a ausência da dor, e por isso o prazer tem um papel mais passivo, e o indivíduo deve renunciar a coisas que possam originar dor e sofrimento. No caso do hedonismo, a busca pelo prazer é aconselhada de forma intensa, levando também em conta os prazeres sexuais.
Qual o propósito da filosofia de Epicuro?
- O propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, estado caracterizado pela aponia, a ausência de dor (física) e ataraxia ou imperturbabilidade da alma. Ele buscou na natureza as balizas para o seu pensamento: o homem, a exemplo dos animais, busca afastar-se da dor e aproximar-se do prazer.
Qual a diferença entre o epicurismo e o hedonismo?
- No entanto, existem algumas diferenças entre eles, sendo que Epicuro criou o epicurismo com o objetivo de aperfeiçoar o hedonismo. O epicurismo tem como um dos objetivos a ausência da dor, e por isso o prazer tem um papel mais passivo, e o indivíduo deve renunciar a coisas que possam originar dor e sofrimento.