:

O que é uma parotidite?

Índice:

  1. O que é uma parotidite?
  2. Quais são as causas da parotidite?
  3. O que pode ser confundido com caxumba?
  4. O que é bom para parotidite?
  5. O que é parotidite e seus sintomas?
  6. Qual a diferença entre parotidite e caxumba?
  7. Quais os tipos de parotidite?
  8. Como saber se estou com caxumba ou não?
  9. Qual a diferença entre caxumba e meningite?
  10. Quanto tempo dura o inchaço da caxumba?
  11. Como é feito o diagnóstico da parotidite?
  12. Quais são os sintomas da parotidite infecciosa?
  13. Como se desenvolve a inflamação da parótida?
  14. Quais são as glândulas parótidas?

O que é uma parotidite?

Parotidite infecciosa também conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae. A caxumba provoca inchaço nas bochechas que é na verdade o inchaço das glândulas salivares.

Quais são as causas da parotidite?

Entre as causas virais da parotidite, o vírus da caxumba continuasendo o mais comum. O vírus da caxumba é um vírus RNA, pertencente ao gênero Paramyxovirus. Outras etiologias viraisincluem citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, gripe A, parainfluenza, adenovíruse Coxsackievirus.

O que pode ser confundido com caxumba?

Como a maioria das doenças virais, a caxumba pode cursar com sintomas gerais e inespecíficos como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor no corpo, e pode ser confundida com a gripe ou a dengue, por exemplo. Os períodos de maior propagação são inverno e primavera.

O que é bom para parotidite?

O tratamento para a caxumba tem como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, sendo recomendado:

  1. Tomar remédios. ...
  2. Repouso e hidratação. ...
  3. Alimentação mole e pastosa. ...
  4. Fazer regularmente a higiene bucal. ...
  5. Aplicar compressas mornas sobre o inchaço.

O que é parotidite e seus sintomas?

A caxumba, também chamada de papeira ou parotidite, tem um período de incubação de duas ou três semanas. Seus primeiros sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, musculares e ao mastigar ou engolir, além de fraqueza.

Qual a diferença entre parotidite e caxumba?

Parotidite epidémica, conhecida popularmente por papeira ou papeira/caxumba, é uma doença viral causada pelo vírus da parotidite. Os sinais e sintomas iniciais mais comuns são febre, dores musculares, dores de cabeça e cansaço. A estes sintomas segue-se inflamação dolorosa de uma ou mais glândulas salivares parótidas.

Quais os tipos de parotidite?

1- Adenite cervical anterior e pré-auricular: só existe tumefacção da glândula submandibular. Quando é pré-auricular só existe tumefacção da parótida. 2- Parotidite supurativa con cálculos parotídeos: quando se espreme a glândula, drena pus pelo conduto de Stenon. Se existem cálculos, a ecografia pode ser útil.

Como saber se estou com caxumba ou não?

O principal e mais comum sintoma da caxumba é o aumento das glândulas salivares, acompanhado de febre....Os principais sintomas da caxumba são:

  1. Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles.
  2. Febre.
  3. Dor de cabeça.
  4. Fadiga e fraqueza.
  5. Perda de apetite.
  6. Dor ao mastigar e engolir.

Qual a diferença entre caxumba e meningite?

A caxumba raramente pode resultar em complicações mais graves e não tem tratamento específico, apenas repouso e espera. A melhor forma de prevenir é através da vacina. Já a meningite deve ser tratada com extremo cuidado, pois pode levar até a morte.

Quanto tempo dura o inchaço da caxumba?

Principais sintomas O inchaço da caxumba possui consistência gelatinosa ao ser palpada e atinge seu ponto máximo entre o 3º e 7º dia, diminuindo gradualmente depois deste período.

Como é feito o diagnóstico da parotidite?

  • O diagnóstico da parotidite é feito por meio da observação clínica dos sintomas. Se necessária uma confirmação com exames clínicos, ...

Quais são os sintomas da parotidite infecciosa?

  • Podem haver complicações quando os órgãos atingidos pelo vírus são afetados mais profundamente, em alguns casos podem se desenvolver meningites, pancreatites, distúrbio renais e distúrbios oculares. O diagnóstico da parotidite infecciosa é feito através da observação clínica dos sintomas.

Como se desenvolve a inflamação da parótida?

  • Esta doença geralmente se desenvolve em pessoas de 40 a 60 anos, mas também pode ocorrer em crianças. A inflamação auto-imune da parótida desenvolve-se como resultado da sensibilização das células imunitárias às células da glândula parótida. O sistema imunológico monta um ataque nas células parotídeas, causando inflamação crônica ou recorrente.

Quais são as glândulas parótidas?

  • As glândulas parótidas situam-se à frente dos ouvidos e são responsáveis pela produção de saliva. A infeção é adquirida após contacto com secreções respiratórias infetadas.