O que significa endossar o cheque?
Índice:
- O que significa endossar o cheque?
- Qual o significado de endossar?
- Qual o significado do pôr endosso?
- Qual é a validade do endosso?
- Como é visto o endosso?
O que significa endossar o cheque?
O endosso é um processo em que o beneficiário transfere a posse e os direitos do crédito de um cheque para um terceiro, identificando a ação no próprio documento. E para essa ação, é necessário assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário que passa a ter com o processo.
Qual o significado de endossar?
- Significado de endossar. Pôr endosso, transferência de responsabilidade, no verso de um cheque, de uma letra de câmbio, para que alguém receba o respectivo valor: endossava um cheque. Passar um encargo, uma obrigação ou responsabilidade, a outra pessoa: endossou-lhe a dívida da empresa.
Qual o significado do pôr endosso?
- Pôr endosso, transferência de responsabilidade, no verso de um cheque, de uma letra de câmbio, para que alguém receba o respectivo valor: endossava um cheque. Passar um encargo, uma obrigação ou responsabilidade, a outra pessoa: endossou-lhe a dívida da empresa. Expressar concordância, ou apoio, em relação a: endossava as suas opiniões.
Qual é a validade do endosso?
- Normalmente, o endosso é uma declaração feita no verso de um título de crédito (cheque endossado, por exemplo) garantindo que apenas o endossatário seja o beneficiado pela garantia do crédito. No caso dos cheques, para que o endosso tenha validade basta que o endossante faça uma assinatura no verso do título, atribuindo o nome do endossatário.
Como é visto o endosso?
- Do ponto de vista do Direito brasileiro, o endosso é visto como um ato autônomo, solidário e unilateral. Desta forma, uma pessoa consegue transferir os direitos de um título ou propriedade para que outra possa usufrui-lo.