Quais os filósofos tratam do tema do determinismo?
Índice:
- Quais os filósofos tratam do tema do determinismo?
- É possível escolher determinismos?
- Qual a origem do termo determinismo?
- Qual o significado do determinismo social?
- Como o conceito de determinismo é criticado?
- Qual o conceito de pós-determinismo?
Quais os filósofos tratam do tema do determinismo?
Filósofos tais como Nicolai Hartmann, Deleuze, Espinoza e Nietzsche não veem contradição alguma entre determinismo radical e liberdade. Para Deleuze, liberdade não é livre escolha nem livre-arbítrio, mas sim criação.
É possível escolher determinismos?
O conceito de determinismo, muitas vezes, é compreendido como oposto à liberdade. Entretanto, compreende-se que, no caso de um determinismo não absoluto, há a possibilidade de escolhas, por conseguinte, de liberdade.
Qual a origem do termo determinismo?
- Para começar, a origem do termo determinismo, que se originou do verbo “determinar”, do latim determinare, que significa “não-terminar” ou “não-limitar”. De forma geral, o determinismo é uma corrente de pensamento baseada na ideia de que as decisões e escolhas humanas não decorrem de um acordo de livre-arbítrio.
Qual o significado do determinismo social?
- Determinismo social: Seria algo como a aplicação do determinismo geográfico nos meios sociais capitalistas das sociedades urbanizadas industriais. Nessa vertente, acredita-se que o meio social em que um indivíduo nasce determina sua vida e suas ações.
Como o conceito de determinismo é criticado?
- Contudo, o conceito de determinismo é bastante criticado entre os pesquisadores e filósofos que defendem o conceito de livre escolha e livre-arbítrio; uma não-casualidade. Desse modo, os críticos baseiam seu ponto de vista na ideia de que o espírito, a alma, o desejo, a escolha e a vontade humana não coexistem no mesmo universo casual da natureza.
Qual o conceito de pós-determinismo?
- Já o pós-determinismo é baseado na teleologia (doutrina baseada em metas) dos propósitos e finalidades. Desse modo, esse conceito é fundando na alegação de que a determinação dos fatos está no futuro. Em outras palavras, tudo acontece por um motivo, propósito ou razão de alguma entidade divina.