Qual é o significado da palavra democrático?
Índice:
- Qual é o significado da palavra democrático?
- Qual é a origem da palavra democracia?
- Qual o significado do adjetivo Democrático?
- Qual o significado da palavra democracia?
- Como um país democrático pode ser democrático?
- Por que o Brasil é um Estado Democrático?
Qual é o significado da palavra democrático?
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Qual é a origem da palavra democracia?
O termo democracia é de origem grega (δημοκρατία, dēmokratía) e quer dizer "poder do povo". Na Grécia Antiga, o termo foi muitas vezes empregado de forma depreciativa, uma vez que a maior parte dos intelectuais gregos, entre eles Platão e Aristóteles, era contrária a um governo de iniciativa popular.
Qual o significado do adjetivo Democrático?
- Significado de Democrático adjetivo Que se refere à democracia; que está relacionado aos preceitos democráticos; característico da democracia: governo democrático. [Por Extensão] Em que o poder é exercido pelo povo; popular.
Qual o significado da palavra democracia?
- Significado de Democracia. Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
Como um país democrático pode ser democrático?
- Somente um país inferior, ordinário, insignificante, pode ser democrático. Um povo forte e heróico tende para a aristocracia. Os 34 países-membros do organismo expressam no texto "preocupação com que os recentes eventos em Honduras possam colocar em risco seu processo político institucional democrático e o exercício legítimo do poder".
Por que o Brasil é um Estado Democrático?
- Durante esse período, a consciência democrática foi um forte elemento de oposição à ditadura, que culminou no movimento "diretas já" e no fim do regime ditatorial em 1985. Desde então, o Brasil se encontra em um período democrático: consta no artigo 1º da Constituição que o Brasil é um Estado Democrático de Direito.