O que Paulo Freire fala sobre o currículo?
Índice:
- O que Paulo Freire fala sobre o currículo?
- Como é o currículo numa perspectiva libertadora?
- Como Paulo Freire contribuiu para a educação?
- O que é o currículo escolar?
- O que é a educação bancária para Freire?
- Quais as características da teoria pós crítica?
- Como a interdisciplinaridade deve ser trabalhada no currículo?
O que Paulo Freire fala sobre o currículo?
Freire (2001, p. 123) afirma que, Na verdade, a compreensão do currículo abarca a vida mesma da escola, o que nela se faz ou não se faz, as relações entre todos e todas as que fazem a escola. ... Em sua obra, Freire destaca a defesa de uma escola democrática, onde não se ensina apenas conteúdo, mas a pensar certo.
Como é o currículo numa perspectiva libertadora?
“Numa visão libertadora, (...) o seu conteúdo programático já não involucra finalidades a serem impostas ao povo, mas, pelo contrário, porque parte e nasce dele, em diálogo com os educadores, reflete seus anseios e esperanças” (FREIRE, 2001, p. 102-103).
Como Paulo Freire contribuiu para a educação?
O Método Paulo Freire notabilizou-se pela sua proposta interdisciplinar, pelo desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, para que estes pudessem intervir em suas realidades, e pela sua crítica ao que chamou “modelo bancário de educação”.
O que é o currículo escolar?
O currículo escolar é o grande norteador de todo o processo educacional de uma escola. ... A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino.
O que é a educação bancária para Freire?
O que é Educação Bancária? Para Freire, o termo "bancário" significa que o professor vê o aluno como um banco, no qual deposita o conhecimento. Na prática, quer dizer que o aluno é como um cofre vazio em que o professor acrescenta fórmulas, letras e conhecimento científico até "enriquecer" o aluno.
Quais as características da teoria pós crítica?
As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.
Como a interdisciplinaridade deve ser trabalhada no currículo?
Como vemos, currículo interdisciplinar não é apenas combinar algumas disciplinas em projetos, mas para que a interdisciplinaridade aconteça é necessário a colaboração e a parceria entre as disciplinas do currículo para se chegar a um finalidade única, que é a noção da realidade.