:

Qual a origem da doação de sangue?

Índice:

  1. Qual a origem da doação de sangue?
  2. O que ativa a cascata de coagulação?
  3. O que atua na coagulação do sangue?
  4. Quando surgiu a doação de sangue no Brasil?
  5. Quais doenças hereditárias podem afetar a coagulação?
  6. O que causa um coágulo?
  7. Qual o mecanismo de coagulação do sangue?
  8. Quais são os factores da coagulação humana?
  9. Por que o sangue não coagula tão rapidamente?
  10. Como o processo de coagulação sanguínea está relacionado ao fator VIII?

Qual a origem da doação de sangue?

As transfusões de sangue tiveram início no Século 17 Tomando um tubo de prata, Denis infundiu um copo de sangue de carneiro em Antoine Mauroy, de 34 anos, doente mental que perambulava nu pelas ruas da cidade.

O que ativa a cascata de coagulação?

Assim um vaso sanguíneo que sofreu injúria com exposição do espaço endotelial e subendotelial é um potente iniciador da cascata da coagulação. As plaquetas NÃO aderem ao endotélio vascular intacto. MAS se aderem FORTEMENTE ao colágeno e ao fator de Von Willebrand, ambos muito abundantes no espaço subendotelial.

O que atua na coagulação do sangue?

As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos anucleares presentes na corrente sanguínea, e a sua principal função é atuar na coagulação do sangue. Dessa forma, elas são responsáveis por identificar um vaso sanguíneo ou um tecido lesionado.

Quando surgiu a doação de sangue no Brasil?

Em 1950, a partir de iniciativa do Banco de Sangue do Distrito Federal, foi promulgada a lei nº 1075, de 27 de março de 1950, que dispõe sobre a Doação Voluntária de Sangue. Também neste ano foi fundada a Associação de Doadores Voluntários do Brasil, cuja primeira presidente foi a Sra.

Quais doenças hereditárias podem afetar a coagulação?

(ii) as doenças hemorrágicas também podem ser causadas por níveis reduzidos ou ausência de algumas proteínas do sangue, conhecidos como fatores de coagulação. Quando este defeito é herdado dos pais, chama-se coagulopatia hereditária, os exemplos mais comuns são a hemofilia e doença de von Willebrand.

O que causa um coágulo?

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

Qual o mecanismo de coagulação do sangue?

  • De maneira simplificada, admite-se que o mecanismo de coagulação do sangue consiste em uma extensa reação em cadeia, na qual interferem diversas substâncias sanguíneas e celulares que agem umas sobre as outras, levando à formação de uma proteína especial, a fibrina, responsável final pelo processo de coagulação.

Quais são os factores da coagulação humana?

  • É um derivado do plasma humano (a parte líquida do sangue) e contém os factores II, VII, IX e X da coagulação humana. Os concentrados que contêm estes factores da coagulação são designados por produtos contendo o complexo protrombínico.

Por que o sangue não coagula tão rapidamente?

  • A carência de qualquer destes factores significa que o sangue não coagula tão rapidamente como deveria e verifica-se, por isso, uma maior tendência para a ocorrência de hemorragias. A substituição dos factores II, VII, IX e X por este medicamento reparará os mecanismos da coagulação.

Como o processo de coagulação sanguínea está relacionado ao fator VIII?

  • Além dos fatores que nós citamos acima, o processo de coagulação sanguínea também está relacionado ao fator VIII.