:

O que pode causar a bronquiectasia?

Índice:

  1. O que pode causar a bronquiectasia?
  2. O que é bronquiectasia no pulmão?
  3. Como diagnosticar bronquiectasia?
  4. Quais são os tipos de bronquiectasia?
  5. Quanto tempo vive uma pessoa com bronquiectasia?
  6. Como tratar bronquiectasia pulmonar?
  7. Tem cirurgia para bronquiectasia?
  8. É o resultado de lesões repetidas das paredes brônquicas?
  9. Qual o melhor antibiótico para bronquiectasia?
  10. O que é bom para curar bronquiectasia?
  11. Como tratar a bronquiectasia?
  12. Qual a origem da bronquiectasia?
  13. Qual o tipo de bronquiectasia seca?
  14. Qual a fisiopatologia da bronquiectasia?

O que pode causar a bronquiectasia?

A bronquiectasia consiste na dilatação e destruição de brônquios de grosso calibre causada pela infecção e inflamação crônicas. As causas comuns são: fibrose cística, defeitos imunes e infecções recorrentes, embora em alguns casos pareça ser idiopática.

O que é bronquiectasia no pulmão?

A bronquiectasia é um alargamento (dilatação) irreversível de porções dos dutos respiratórios ou vias aéreas (brônquios) resultante de lesão na parede das vias aéreas.

Como diagnosticar bronquiectasia?

Seu diagnóstico é usualmente realizado clinicamente baseado em achados como tosse crônica e expectoração espessa e em achados tomográficos demonstrando espessamento brônquico e dilatação luminal dos brônquios.

Quais são os tipos de bronquiectasia?

São reconhecidos três tipos morfológicos de bronquiectasia(12), ou seja, cilíndrica, varicosa e cística.

Quanto tempo vive uma pessoa com bronquiectasia?

Similar ao observado na presente pesquisa, a idade média de pessoas com bronquiectasia em outros estudos varia de 28,7 a 48,0 anos, até 55 anos, período de maior produtividade de suas vidas(9,12).

Como tratar bronquiectasia pulmonar?

Antibióticos orais ou inalatórios: Tratam as infecções que causam ou pioram as bronquiectasias, bem como evitam que se tornem recorrentes. É utilizado também nos casos de exacerbações (surtos);

Tem cirurgia para bronquiectasia?

A cirurgia em pacientes com bronquiectasias está indicada em casos selecionados e deve sempre ser tomada após discussão multidisciplinar entre o pneumologista e cirurgião de tórax. A principal indicação de cirurgia é para pacientes com hemoptise (tosse com sangue) grave.

É o resultado de lesões repetidas das paredes brônquicas?

Bronquiectasias é uma dilatação anormal e irreversível dos brônquios, geralmente associada a lesões graves e repetidas na parede das vias aéreas e no parênquima pulmonar. Se não for tratada adequadamente, a doença pode levar a quadros graves de insuficiência respiratória crônica e até mesmo à morte.

Qual o melhor antibiótico para bronquiectasia?

Azitromicina, dada três vezes por semana é comprovadamente eficaz em muitos pacientes para prevenção de infecções. Diversos antibióticos podem ser dados por via inalatória, mas alguns são mal tolerados, como a tobramicina e o aztreonam.

O que é bom para curar bronquiectasia?

Antibióticos orais ou inalatórios: Tratam as infecções que causam ou pioram as bronquiectasias, bem como evitam que se tornem recorrentes. É utilizado também nos casos de exacerbações (surtos);

Como tratar a bronquiectasia?

  • O tratamento da bronquiectasia é feito com o uso de medicamentos para diminuir os sintomas e evitar a progressão da doença e fisioterapia respiratória para facilitar a respiração. O tratamento para a bronquiectasia é feito com o objetivo de melhorar os sintomas e impedir a progressão da doença, já que essa condição não tem cura.

Qual a origem da bronquiectasia?

  • A bronquiectasiaé uma dilatação irreversível de porções brônquicas, geralmente associada à obstrução e a infecção que acomete mais frequentemente os lobos inferiores, a língula e o lobo médio, sendo mais comum sua ocorrência no pulmão esquerdo, embora 50% dos casos seja bilateral. Dentre as etiologias da bronquiectasia encontram-se as infecções ...

Qual o tipo de bronquiectasia seca?

  • No entanto, existem casos onde o portador pode não apresentar nenhum sinal clínico. Existe também o tipo de bronquiectasia seca, onde não há a presença de expectoração abundante e persistente de muco. Manifesta-se sob episódios de hemoptise (tosse acompanhada de sangue), e normalmente decorre de lesões cicatrizadas de tuberculose.

Qual a fisiopatologia da bronquiectasia?

  • A fisiopatologia da bronquiectasia não está totalmente compreendida, em parte porque ela provavelmente é o ponto final comum de um grupo heterogêneo de transtornos que predispõem à inflamação crônica das vias respiratórias.