Qual o conceito de alienação para a filosofia *?
Índice:
- Qual o conceito de alienação para a filosofia *?
- Qual o conceito de alienação?
- Qual o significado do verbo alienação?
- Qual o significado jurídico da alienação?
- Como é concebida a alienação?
Qual o conceito de alienação para a filosofia *?
Ouça em voz altaPausarNa filosofia, desde então, o conceito de alienação está associado a uma espécie de vazio existencial. Relaciona-se, assim, com a falta de consciência própria, de modo que o sujeito perde sua identidade, seu valor, seus interesses e sua vitalidade. Como consequência, o sujeito tende a objetificar-se, tornar-se coisa.
Qual o conceito de alienação?
- Conceito de alienação. Alienação é a acção e o efeito de alienar ou alienar-se (pronominal). Este verbo faz referência ao actode transmitir/transferir a alguém a propriedade de algo (um bem, um direito), de deixar alguém fora de si, de causar espanto ou medo, de se privar de algo ou de se afastar do tratamento que se tinha com alguém.
Qual o significado do verbo alienação?
- Este verbo faz referência ao acto de transmitir/transferir a alguém a propriedade de algo (um bem, um direito), de deixar alguém fora de si, de causar espanto ou medo, de se privar de algo ou de se afastar do tratamento que se tinha com alguém. A alienação pode portanto estar vinculada a uma distracção ou à falta de atenção.
Qual o significado jurídico da alienação?
- Alienação, segundo seu significado jurídico, é o mesmo que cessão, doação, venda de alguma coisa que se possua privativamente. O conceito de alienação é constantemente reinterpretado, o que permite questionar sua validade.
Como é concebida a alienação?
- Assim concebida, a alienação é sempre alienação de si próprio ou autoalienação, isto é, alienação do homem (ou de seu ser próprio) em relação a si mesmo (às suas possibilidades humanas), através dele próprio (pela sua própria atividade). (BOTTOMORE et al., 1988)