Qual é o perigo da angina?
Índice:
- Qual é o perigo da angina?
- Quais são as causas da angina?
- Que Exame fazer para saber se tem angina?
- Quais as classificações e os riscos da angina?
- Qual é a diferença entre angina e infarto?
- Como é a dor da angina?
- Qual principal medicamento é usado na angina?
- Qual o melhor exame para detectar problemas no coração?
- Qual a causa mais comum de angina?
- Quando ocorre a angina coronariana?
- Quais são os fatores de risco para angina?
- Como pode ser curada a angina?
Qual é o perigo da angina?
Por trás da dor no peito causada pela angina, há uma obstrução nas artérias que levam sangue para o coração — e esse mesmo processo que pode culminar em um infarto.
Quais são as causas da angina?
A maior causa da angina é a aterosclerose, que acontece quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao músculo do coração.
Que Exame fazer para saber se tem angina?
Podemos fazer um ecocardiograma com medicação ou o teste ergométrico, correndo em esteira. Um dos exames mais importantes para o diagnóstico de angina é a cintilografia, que pode ser feita com medicação ou com esforço físico. Nesse exame, usamos um contraste para verificar se o sangue está irrigando o coração.
Quais as classificações e os riscos da angina?
Angina de Repouso: episódios anginosos em repouso repetidos; Angina Variante: não relacionada aos esforços físicos, sendo desencadeada por espasmos das artérias; Angina pós-IAM: precoce, que começa na fase hospitalar pós-IAM; Angina de início recente: é um processo anginoso recentemente entre um a dois meses.
Qual é a diferença entre angina e infarto?
A angina é um sintoma caracterizado por dor forte no peito, o que pode remeter a um quadro de infarto, em que há obstrução do fluxo de sangue nas artérias que irrigam o coração. Contudo, ambos são processos distintos. Quando não investigada e tratada, a angina pode provocar um infarto.
Como é a dor da angina?
A angina se manifesta como uma sensação de dor ou desconforto no centro do peito, de localização mal definida, mais comumente descrita como aperto, peso, sufocação, queimação ou estrangulamento.
Qual principal medicamento é usado na angina?
Os medicamentos mais usados para o tratamento de angina são: Amiodarona. Ancoron. Aspirina Prevent.
Qual o melhor exame para detectar problemas no coração?
Além dos mais comuns e de realização simples, como o exame de sangue e raio-x do tórax, há outros exames que fornecem diagnósticos de forma mais detalhada, como a ecocardiografia, o teste ergométrico, a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), o holter e a cintilografia miocárdica.
Qual a causa mais comum de angina?
- A causa mais comum de angina é a doença arterial coronária ( aterosclerose ), quando as coronárias (vasos que levam oxigênio ao músculo cardíaco) estão endurecidas ou obstruídas por cálcio, placas de gordura, plaquetas e fibrina.
Quando ocorre a angina coronariana?
- Em geral, a angina ocorre quando a carga de trabalho do coração (e a necessidade por oxigênio) excede a capacidade das artérias coronarianas de suprir sangue ao coração. O fluxo sanguíneo coronariano pode ficar limitado quando as artérias se estreitam (consulte Considerações gerais sobre a doença arterial coronariana ).
Quais são os fatores de risco para angina?
- Os fatores de risco para angina são basicamente os mesmos da aterosclerose. Os principais são: Obesidade. Diabetes mellitus. Colesterol alto. Sedentarismo. Tabagismo. Hipertensão arterial. Idade acima de 50 anos. História familiar de doença isquêmica cardíaca. Sintomas
Como pode ser curada a angina?
- A angina pode ser curada em pessoas que conseguem fazer o tratamento da isquemia cardíaca de acordo com a recomendação do cardiologista. Muitos casos ficam bem controlados com o uso dos medicamentos prescritos pelo cardiologista, já outros mais graves, precisam da realização de cateterismo ou, até, de uma cirurgia de revascularização do coração.