Quais os dispositivos semicondutores utilizados em eletrônica de potência?
Índice:
- Quais os dispositivos semicondutores utilizados em eletrônica de potência?
- O que são semicondutores de potência?
- O que é um diodo de potência?
- Porque o símbolo do SCR se parece com um diodo?
- O que se estuda em eletrônica de potência?
- Qual das alternativas melhor define o que é eletrônica de potência?
- Qual a função da eletrônica de potência?
- Quais são os tipo de diodos de potência e quais são as principais características?
- Quais são os principais tipos de diodo de potência?
- Como funciona o diodo em chaves mecânicas?
- Qual é uma palavra-chave?
- Qual a normatização das palavras-chave?
Quais os dispositivos semicondutores utilizados em eletrônica de potência?
Os principais tipos de dispositivos semicondutores usados como chaves em circuitos de eletrônica de potência são:
- Diodos;
- Transistores bipolares de junção (BJTs);
- Transistores de efeito de campo metal-óxido-semicondutor (MOSFETs);
- Transistores bipolares de porta isolada (IGBTs);
O que são semicondutores de potência?
Os semicondutores de potência são equipamentos que funcionam como chaves, ficam bloqueados ou abertos, com condução de energia. Itens dessa linhagem são separados por conjuntos segundo o nível de controle e capacidade.
O que é um diodo de potência?
Diodo de potência é um dispositivo similar ao diodo de sinal de junção 'PN', a diferença é que eles têm maiores capacidades de potência, tensão e corrente. Normalmente as junções 'PN' são formadas por fusão, difusão e crescimento epitaxial. O símbolo do diodo de potência é o mesmo do que do diodo convencional.
Porque o símbolo do SCR se parece com um diodo?
A estrutura de um SCR é apresentado na figura 1a, e seu símbolo elétrico na figura 1b. Quando o SCR está diretamente polarizado (ânodo é positivo em relação ao cátodo) e uma tensão positiva (com relação ao cátodo) é aplicada na porta (G) faz com que o SCR entre no estado ligado, funcionando assim, como um diodo.
O que se estuda em eletrônica de potência?
Eletrônica de Potência pode ser definida como uma ciência aplicada dedicada ao estudo dos conversores estáticos de energia elétrica.
Qual das alternativas melhor define o que é eletrônica de potência?
De maneira simples definimos a eletrônica de potência como uma ciência dedicada ao estudo e desenvolvimento dos conversores estáticos de energia elétrica, como os inversores de frequência, retificadores e conversores CC-CC, visando a máxima eficiência e qualidade nos processos de transformação da energia elétrica, ou ...
Qual a função da eletrônica de potência?
A eletrônica de potência trata das aplicações de dispositivos semicondutores de potência, como tiristores e transistores, na conversão e no controle de energia elétrica em níveis altos de potência aplicados à indústria.
Quais são os tipo de diodos de potência e quais são as principais características?
Os diodos de potência são basicamente compostos por duas camadas, uma de um cristal tipo P ( carregado positivamente) e uma camada de cristal N ( carregado negativamente), a junção criada entre eles permite a passagem de corrente elétrica em um único sentido, a diferença dos diodos de potência dos diodos comuns é uma ...
Quais são os principais tipos de diodo de potência?
Os principais tipos são os seguintes:
- Diodos de Sinal: São diodos de comutação, com alta velocidade, que possuem baixa capacitância de junção, o que permite tempos de resposta muito rápidos. ...
- Diodo Retificador: Empregados na retificação de corrente alternada, suportam corrente mais alta que os diodos de sinal.
Como funciona o diodo em chaves mecânicas?
- O diodo funciona como uma chave de acionamento automático (fechada quando o diodo está diretamente polarizado e aberta quando o diodo está inversamente polarizado). A diferença mais substancial é que, quando diretamente polarizado, há uma queda de tensão no diodo muito maior do que aquela que geralmente se observa em chaves mecânicas ...
Qual é uma palavra-chave?
- Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave. As palavras-chave são usadas sobretudo em arquivística, biblioteconomia, catálogo, artigos e entre outras.
Qual a normatização das palavras-chave?
- As normas da ABNT para as palavras-chave As regras em relação à normatização das palavras-chave são descritas na NBR 6028, que regula a apresentação de resumos de trabalhos acadêmicos, como as monografias. Segundo a norma, a palavra-chave é aquela que representa o conteúdo do documento.