Quais as origens do amor platônico?
Índice:
- Quais as origens do amor platônico?
- Como se aproximar de um amor platônico?
- O que amor platônico tem haver com Platão?
- Qual é o amor platônico?
- Qual o significado do termo “platônico”?
- Por que o amor platônico foi entendido como amor inalcançável?
- Qual o significado do adjetivo “platônico”?
Quais as origens do amor platônico?
O termo "Amor platonicus" foi, pela primeira vez, utilizado no século XV pelo filósofo neoplatônico florentino, Marsilio Ficino, como um sinônimo de "amor socrático" Ambas as expressões significam um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, em detrimento dos atributos físicos.
Como se aproximar de um amor platônico?
Amo às escondidas te olhando por debaixo dos cílios. Peço ajuda para as amigas para te amar sem você ver. Nunca revele seu amor platônico antes de ter certeza que a outra pessoa também está bêbada! Amor platônico tão perto e tão longe ao mesmo tempo.
O que amor platônico tem haver com Platão?
O amor platônico deve o seu nome a Platão (350 a.C.), filósofo grego da Antiguidade. No ideal de Platão, ele seria um amor essencialmente puro, que não se fundamenta em um interesse, mas na virtude, e é desprovido de paixões, que segundo ele são cegas, materiais, efêmeras e falsas.
Qual é o amor platônico?
- O amor platônico é conhecido como um amor impossível ou um amor não correspondido. Ele é entendido como um amor à distância, que não tem aproximação e nem toque, e é perfeito, sem defeitos, repleto de fantasias e idealizações.
Qual o significado do termo “platônico”?
- O termo “platônico” foi utilizado em sua obra “O Banquete” no século IV a.C. onde o filósofo discorre sobre as diferentes maneiras de entender e praticar o amor. Hoje o significado mais comum da palavra não tem relação com a definição de Platão. O amor platônico é conhecido como um amor impossível ou um amor não correspondido.
Por que o amor platônico foi entendido como amor inalcançável?
- Por que o amor platônico foi entendido como um amor inalcançável? A expressão “amor platônico” foi usada pela primeira vez por Marsilio Ficino no século XV. O uso foi feito a partir do conceito de que o amor platônico era um amor concentrado na beleza do caráter da pessoa, na sua inteligência, e não na aparência física.
Qual o significado do adjetivo “platônico”?
- Esta é uma expressão utilizada com grande frequência no vocabulário popular para se referir a um amor impossível ou inalcançável. Apesar de levar o adjetivo “platônico”, que relaciona a expressão com a visão filosófica de Platão, veremos que os postulados desse filósofo a respeito do amor na verdade seguiam outra linha de pensamento.