:

Quais as doenças que causam demência?

Índice:

  1. Quais as doenças que causam demência?
  2. Qual a causa da demência?
  3. Quais são os primeiros sinais de demência?
  4. Quais são os tipos de demência?
  5. Quanto tempo de vida tem uma pessoa com demência?
  6. O que é a demência no idoso?
  7. O que causa demência no idoso?
  8. Qual o estágio final da demência?
  9. Como se chega ao diagnóstico de demência?
  10. Qual a diferença entre demência e mal de Alzheimer?
  11. Quais são os sintomas de demência?
  12. Por que as infecções causam demência?
  13. Como descrever a demência?
  14. Quais fatores podem levar à demência?

Quais as doenças que causam demência?

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.

Qual a causa da demência?

A demência ocorre devido à perda de função do cérebro que ocorre com determinadas doenças. Pode afectar diversas funções do cérebro tais como a memória, o pensamento, a língua, o planeamento, o comportamento e o julgamento. As demências são geralmente progressivas e agravam-se com tempo.

Quais são os primeiros sinais de demência?

Sintomas gerais de demência

  • Perda de memória.
  • Problemas em usar a linguagem.
  • Mudanças na personalidade.
  • Desorientação.
  • Problemas ao fazer tarefas diárias habituais.
  • Comportamento perturbador ou inapropriado.

Quais são os tipos de demência?

De acordo com a causa e sintomas apresentados pela pessoa, a demência pode ser classificada em vários tipos, sendo os principais:

  1. Alzheimer. ...
  2. Demência vascular. ...
  3. Demência por Parkinson. ...
  4. Demência senil. ...
  5. Demência frontotemporal. ...
  6. Demência de Pick. ...
  7. Demência com corpos de Lewy.

Quanto tempo de vida tem uma pessoa com demência?

A sobrevida média após o diagnóstico varia de 3 a 12 anos, sendo que aproximadamente em quatro anos os pacientes apresentam dependência significativa. Casas de repouso são os locais mais comuns de mortes, portanto sendo importantes para o cuidado terminal.

O que é a demência no idoso?

A demência é uma síndrome – geralmente de natureza crônica ou progressiva – na qual há deterioração da função cognitiva (ou seja, a capacidade de processar o pensamento) além do que se pode esperar do envelhecimento normal.

O que causa demência no idoso?

As demências reversíveis podem ser causadas pelos seguintes fatores: depressão, quadros endócrinos (hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dentre outros), má nutrição, deficiências vitamínicas (B12, ácido fólico, tiamina), anemia, desidratação, uso indevido de medicações, hidrocefalia normotensiva, infecções e tumores ...

Qual o estágio final da demência?

Consideramos que um indivíduo está em fase avançada de um quadro demencial quando há comprometimento cognitivo severo, caracterizado por inabilidade para caminhar, dificuldade de deglutição, perda de apetite, perda de peso, incontinência fecal e urinária com dependência completa até mesmo para as atividades mais ...

Como se chega ao diagnóstico de demência?

Sinais de Alerta:

  1. Esquecimento Interferindo na Função.
  2. Dificuldade para AVDs – Atividades da Vida Diária como Autocuidado, Mobilidade, Alimentação, Higiene Pessoal, Vestir, Despir e Calçar.
  3. Distúrbio de Linguagem.
  4. Desorientação no Tempo e no Espaço.
  5. Comprometimento do Julgamento.
  6. Comprometimento do Raciocínio Abstrato.

Qual a diferença entre demência e mal de Alzheimer?

Aqui está a grande diferença entre a doença de Alzheimer e demência — quando um indivíduo é diagnosticado com demência, ele é diagnosticado com base em seus sintomas, sem realmente saber o que está por trás dos sintomas. Na doença de Alzheimer, a causa exata dos sintomas é compreendida.

Quais são os sintomas de demência?

  • Sintomas de Demência. Sintomas de demência variam, dependendo da causa, mas os mais comuns incluem: Perda de memória. Dificuldade para se comunicar. Dificuldade com tarefas complexas. Dificuldade com planejamento e organização. Dificuldade com funções de coordenação e motoras.

Por que as infecções causam demência?

  • Infecções - determinadas infecções podem afectar o cérebro que conduz à demência. Estes incluem infecções como a doença de HIV/AIDS e de Lyme.

Como descrever a demência?

  • A demência progride de uma forma única em cada indivíduo. A palavra demência é utilizada para descrever um grupo alargado de sintomas, que podem incluir a perda de memória, dificuldades de raciocínio e de resolução de problemas, assim como alterações da linguagem, do humor ou do comportamento.

Quais fatores podem levar à demência?

  • Doença de Creutzfeldt-Jakob. Muitos fatores podem levar à demência. Alguns fatores, como idade, histórico familiar de demências e síndrome de Down, não podem ser alterados ou prevenidos. À medida que uma pessoa envelhece, o risco de demências aumenta consideravelmente, especialmente após os 65 anos.