:

Que que significa a palavra sororidade?

Índice:

  1. Que que significa a palavra sororidade?
  2. O que é sororidade na língua portuguesa?
  3. Por que a sororidade pode ser usada?
  4. Qual o princípio da sororidade?
  5. Por que a sororidade dialoga com o feminismo?
  6. Qual a sororidade do feminismo?

Que que significa a palavra sororidade?

Ouça em voz altaPausarEm resumo, sororidade diz respeito a um comportamento de não julgar outras mulheres e, ainda, ouvir com respeito suas reivindicações. ... Mas essa não é a questão, o termo refere-se sobretudo a ter empatia e sobre o exercício de cada mulher se colocar no lugar umas das outras, respeitando seus respectivos contextos.

O que é sororidade na língua portuguesa?

Ouça em voz altaPausarSentimento de irmandade, empatia, solidariedade e união entre as mulheres, por compartilharem uma identidade de gênero; conduta ou atitude que reflete este sentimento, especialmente em oposição a todas as formas de exclusão, opressão e violência contra as mulheres. [Do latim soror, 'irmã' + -(i)dade.]

Por que a sororidade pode ser usada?

  • Sororidade está nas redes sociais, blogs, na mídia, na publicidade e nas conversas entre mulheres. Ela pode ser usada em exemplos pessoais, quando uma mulher dá apoio a outra que está passando por alguma situação difícil - como ter sido vítima de uma violência de gênero. Neste caso, quem ajudou "praticou sororidade" com a outra mulher.

Qual o princípio da sororidade?

  • A sororidade significa justamente o contrário e parte do princípio que, juntas, as mulheres poderiam ter mais conquistas, seja uma incentivando, apoiando ou só deixando de julgar a outra.

Por que a sororidade dialoga com o feminismo?

  • A sororidade, por conta da popularização do termo, dialoga com o feminismo contemporâneo: afinal, com a voz das mulheres chegando à mídia, às redes sociais e em locais de decisão de poder, as conquistas femininas também são mergulhadas na prática do "Vamos juntas?".

Qual a sororidade do feminismo?

  • Sororidade é uma das bases do feminismo e pode ser praticada de diversas formas, desde que a premissa seja sempre o apoio mútuo. Não fomos ensinadas a ter sororidade. Sempre escutamos que "mulher junta não dá certo", "mulher trabalhando junta dá briga" e pior, só "fofoca".