:

O que quer dizer a palavra sinalagmático?

Índice:

  1. O que quer dizer a palavra sinalagmático?
  2. O que é um contrato sinalagmático?
  3. Pode-se dizer que o contrato e sinalagmático quando?
  4. O que são negócios jurídicos Sinalagmáticos?
  5. O que se entende por Sinalagma obrigacional?
  6. O que significa o termo intuitu personae?
  7. Quando se considera formado o contrato de compra e venda?

O que quer dizer a palavra sinalagmático?

De origem da palavra grega "synnalagmatikos", significa uma relação de obrigação contraída entre duas partes de comum acordo de vontades. Em direito, o melhor exemplo para a existência deste instituto é o contrato bilateral (venda e compra). ...

O que é um contrato sinalagmático?

O sinalagma (em grego: συνάλλαγμα "troca mútua") é, no direito civil, o vínculo de reciprocidade e troca em um contrato entre duas partes. No contrato sinalagmático, há uma relação de prestação e contraprestação, subsumida na expressão latina do ut des ("dou, para que dês").

Pode-se dizer que o contrato e sinalagmático quando?

A ideia de contrato sinalagmático diz respeito a contrato bilateral, que é uma convenção que gera obrigações recíprocas para os que assinam o acordo. Deste modo, o sinalagmático é um contrato que se diferencia do unilateral (que implica obrigações para uma única parte).

O que são negócios jurídicos Sinalagmáticos?

Sinalagmáticos: são aquele em que há reciprocidade tanto em direitos quanto em obrigações. ... Um exemplo de um negócio jurídico bilateral sinalagmático é a compra e venda de um imóvel, situação na qual a pessoa que vende a casa recebe o dinheiro e aquela que paga, recebe a casa.

O que se entende por Sinalagma obrigacional?

Sinalagma obrigacional é o nome técnico que descreve a situação em que ambas as partes são credoras e devedoras ao mesmo tempo.

O que significa o termo intuitu personae?

O termo “intuitu personae” origina-se do latim, que significa “consideração à pessoa”, também denominada adoção dirigida, direta e consentida.

Quando se considera formado o contrato de compra e venda?

Dá-se o contrato de promessa de compra e venda quando o promitente vendedor promete vender e o comprador comprar uma coisa determinada ou determinável, obrigando-se ambos a outorgar a respectiva escritura definitiva, no tempo e modo previstos no contrato.