:

Como é composta a caixa torácica e qual sua função?

Índice:

  1. Como é composta a caixa torácica e qual sua função?
  2. Qual é a função do osso esterno?
  3. O que tem entre as costelas?
  4. Qual é a função da costela no corpo humano?
  5. Quais órgãos compõem a caixa torácica?
  6. O que é tórax no corpo humano?
  7. Quais são as partes do osso esterno?
  8. O que é apêndice xifóide?
  9. Qual o nome do osso entre as costelas?
  10. Como chama o osso no meio da costela?
  11. Quais os órgãos protegidos pelas costelas?
  12. Quais são as costelas?
  13. Como funcionam os doze pares de costelas?
  14. Quais são as costelas flutuantes?

Como é composta a caixa torácica e qual sua função?

Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.

Qual é a função do osso esterno?

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

O que tem entre as costelas?

Situados entre cada duas costelas adjacentes estão espaços anatômicos chamados de espaços intercostais. Há onze no total, cada um contendo três músculos intercostais (externo, interno e íntimo) além do feixe intercostal neurovascular. Este consiste na veia intercostal, artéria intercostal e nervo intercostal.

Qual é a função da costela no corpo humano?

As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins.

Quais órgãos compõem a caixa torácica?

A cavidade torácica contém o coração, os pulmões e alguns órgãos abdominais. A caixa torácica fornece anexos para músculos do pescoço, tórax, membros superiores, abdômen e costas.

O que é tórax no corpo humano?

O tórax é o responsável por abrigar dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e justamente por esse motivo que o tórax oferece uma proteção adicional que a maioria dos órgãos do nosso corpo não possui.

Quais são as partes do osso esterno?

Osso plano, alongado situado na parte anterior e média do tórax. É constituído por três partes que são, de cima para baixo, o manúbrio ou pré-esterno, o corpo ou mesoesterno e o apêndice xifoideu, apêndice xifoide, apêndice ensiforme ou xifisterno.

O que é apêndice xifóide?

Extremidade inferior do esterno que é cartilagínea nos jovens, tornando-se mais dura e mesmo óssea nos indivíduos adultos mais idosos.

Qual o nome do osso entre as costelas?

O esterno é um osso chato com o formato da letra "T" em caixa alta, localizado na parte anterior do tórax.

Como chama o osso no meio da costela?

Costocondrite (dor no esterno): o que é, sintomas e tratamento. A costocondrite é a inflamação das cartilagens que ligam as costelas ao osso esterno, que é um osso encontrado no meio do peito e é responsável por sustentar a clavícula e a costela.

Quais os órgãos protegidos pelas costelas?

  • Já a região superior do abdômen aloja os seguintes órgãos protegidos pelas costelas: fígado, rins, pâncreas, estômago e baço. Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras.

Quais são as costelas?

  • As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.

Como funcionam os doze pares de costelas?

  • Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.

Quais são as costelas flutuantes?

  • Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.