:

O que significa o termo Gongorismo?

Índice:

  1. O que significa o termo Gongorismo?
  2. Como surgiu o Gongorismo?
  3. O que significa dizer que no período barroco era pessimista?
  4. O que significa Gongorismo e conceptismo?
  5. O que é cultismo na literatura?
  6. Porque o barroco foi chamado de Feismo?
  7. Quais são as figuras de linguagem do barroco?

O que significa o termo Gongorismo?

1. [ Literatura ] Estilo literário barroco, introduzido por Luís de Gôngora ou Luis de Góngora y Argote (1561-1627), poeta espanhol, e caracterizado pelo hermetismo e pelo uso exagerado de figuras de estilo, em especial metáforas. 2. [Depreciativo] Estilo afectado em que sobressai a metáfora.

Como surgiu o Gongorismo?

O cultismo significa “jogo de palavras”. Também é chamado de Gongorismo, pois foi inspirado nos textos do poeta espanhol Luis de Góngora (1561-1627). Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos (preciosismo vocabular), linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias.

O que significa dizer que no período barroco era pessimista?

Pessimismo: Essa consciência da transitoriedade da vida conduz frequentemente à ideia de morte, tida como a expressão máxima da fugacidade da vida. A incerteza da vida e o medo da morte fazem da arte barroca uma arte pessimista, marcada por um desencantamento com o próprio homem e com o mundo.

O que significa Gongorismo e conceptismo?

Mas de um modo geral, eles se diferenciam em: Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas. Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco.

O que é cultismo na literatura?

Cultismo Significa “jogo de palavras”. Esse estilo utiliza a descrição, termos cultos, linguagem rebuscada e ornamental para expressar as ideias. Além do uso desses termos, o cultismo valoriza os detalhes e a forma textual.

Porque o barroco foi chamado de Feismo?

Feísmo: No Barroco encontramos uma atração por cenas trágicas, por aspectos cruéis, dolorosos e grotescos. As imagens frequentemente são deformadas pelo exagero de detalhes. Há nesse momento uma ruptura com a harmonia, com o equilíbrio e a sobriedade clássica.

Quais são as figuras de linguagem do barroco?

A Linguagem do Barroco é provocadora e rebelde. Ela retrata a inquietação, a inconformidade do homem e o seu conflito do corpo e da alma, da razão e da fé (dualismo e contradição). Isso tudo em virtude do contexto histórico em que se insere, especialmente ao Renascimento e à Contrarreforma.