:

Qual a origem da dislalia?

Índice:

  1. Qual a origem da dislalia?
  2. Qual é a diferença de dislalia e dislexia?
  3. O que é dislexia dislalia?
  4. Qual a diferença entre dislalia e disartria?
  5. Quais são as causas da dislalia?
  6. Qual o tratamento mais adequado para a dislalia?
  7. Quais são as manifestações clínicas da dislalia?

Qual a origem da dislalia?

As Dislalias constituem um grupo numeroso de perturbações orgânicas ou funcionais da palavra. No primeiro caso, resultam da malformações ou de alterações de inervação da língua, da abóbada palatina e de qualquer outro órgão da fonação.

Qual é a diferença de dislalia e dislexia?

A dislexia não causa trocas de palavras ou letras como a dislalia, pois na maioria das vezes a criança que apresenta esse distúrbio não pode decifrar as letras nem as palavras.

O que é dislexia dislalia?

A dislalia é uma alteração da fala em que a pessoa não consegue articular e pronunciar algumas palavras, principalmente quando possuem "R" ou "L", e, por isso, trocam essas palavras por outras com pronúncia semelhante.

Qual a diferença entre dislalia e disartria?

Além disso, a disartria pode estar acompanhada de outras alterações neurológicas, como a disfagia, que é dificuldade em deglutir os alimentos, a dislalia, que é alteração na pronúncia das palavras, ou mesmo uma afasia, que é a alteração na expressão ou na compreensão da linguagem.

Quais são as causas da dislalia?

  • Outras causas são: línguas hipotônicas (flácidas), podendo ainda apresentar alterações na arcada dentária, ou então, falhas na pronúncia de determinados fonemas em conseqüência da postura e respiração dificultada. A dislalia pode ser subdividida em quatro tipos:

Qual o tratamento mais adequado para a dislalia?

  • Assim, por meio do resultado da avaliação da criança e análise da dislalia, é possível que seja recomendado o tratamento mais adequado para melhorar a fala, a percepção e a articulação dos sons.

Quais são as manifestações clínicas da dislalia?

  • Resumidamente, as manifestações clínicas da dislalia consistem em omissão, substituição ou deformação dos fonemas. Pode-se dizer que a palavra do dislálico é fluída, ainda que possa ser incompreensível, sendo que o desenvolvimento da linguagem pode ser normal ou atrasado.