:

O que significa em um processo impugnação aos embargos?

Índice:

  1. O que significa em um processo impugnação aos embargos?
  2. O que é processo de impugnação?
  3. Qual o prazo para impugnar os embargos à execução?
  4. Quais as matérias que podem ser tratadas na impugnação a contestação?
  5. Quais são as diferenças entre a impugnação e o embargo?
  6. Qual a forma de oposição dos embargos do executado?
  7. Qual a natureza jurídica dos embargos à execução?
  8. Qual o prazo inicial de contagem dos embargos?

O que significa em um processo impugnação aos embargos?

A defesa do embargado é chamada de impugnação, e por se tratarem de embargos à execução, se constitui uma impugnação aos embargos à execução. Com previsão bem sucinta, a teor do inciso I, do art. 920, o prazo para apresentação de impugnação será de 15 dias, contados na forma do art. 219, Novo CPC (dias úteis).

O que é processo de impugnação?

A impugnação é o ato de contrariar, refutar, opor-se a ou contradizer uma ideia específica, expondo as razões para tal. A finalidade dela é opor-se a alguma manifestação ou decisão da parte adversária de um processo, enumerando razões do motivo da falta de concordância com tal manifestação.

Qual o prazo para impugnar os embargos à execução?

quinze dias Tratando-se de embargos à execução contra particular, na qual contemple o título obrigação de fazer, não fazer ou pagar quantia, nos termos do art. 915, o prazo para oposição dos embargos à execução é de quinze dias, contado na forma do art. 231.

Quais as matérias que podem ser tratadas na impugnação a contestação?

A impugnação à contestação pode ser feita toda vez que um réu apresentar a alegação de inexistência de pressupostos processuais ou de condições da ação. Mediante isso, o autor é intimado para poder tomar conhecimento do que consta na contestação e, assim, replicar as alegações do réu.

Quais são as diferenças entre a impugnação e o embargo?

  • As diferenças básicas entre a impugnação ao cumprimento de sentença e os embargos à execução no CPC. Parte-se da ideia de que a impugnação resiste ao título judicial, ao passo que os embargos constituem ação autônoma para contrariar título extrajudicial.

Qual a forma de oposição dos embargos do executado?

  • Em decorrência da forma de oposição dos embargos do executado, é certo que a parte embargada (exequente) deverá ter a oportunidade de apresentar sua defesa nestes autos, para que assim o procedimento tenha continuidade.

Qual a natureza jurídica dos embargos à execução?

  • Neste ponto fica evidente a singularidade dos embargos à execução, que apesar de ter natureza jurídica de defesa, tem forma de ação autônoma, e deve atentar aos requisitos de ambos. Como visto, os embargos à execução possuem forma de ação autônoma.

Qual o prazo inicial de contagem dos embargos?

  • Quanto ao termo inicial de contagem desse prazo, isso dependerá da situação que se mostrar. Mas, como regra geral, os embargos deverão ser opostos no prazo de 15 dias úteis contados a partir da juntada do mandado de citação/penhora/avaliação nos autos, sempre atendendo a regra do art. 231.