Como usar de cujo?
Índice:
- Como usar de cujo?
- Quando Substituir que por cujo?
- Está correto o uso do pronome relativo na frase?
- Tem vírgula antes de cujo?
- Qual a função do pronome relativo cujo?
- Qual a classificação da palavra cuja?
Como usar de cujo?
Ouça em voz altaPausarEmbora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome. Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
Quando Substituir que por cujo?
Ouça em voz altaPausarIndica posse: 1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.
Está correto o uso do pronome relativo na frase?
Ouça em voz altaPausarEstá correto o uso do pronome relativo na frase “A equipe cujo o desempenho foi superior receberá premiação em dinheiro”. ... Os pronomes relativos representam nomes já mencionados anteriormente, relacionando-se com eles. Também têm como função introduzir orações subordinadas adjetivas.
Tem vírgula antes de cujo?
Ouça em voz altaPausarEm princípio, a vírgula está incorrecta, porque a oração introduzida por «cujos» é uma relativa restritiva. ... Não obstante isso, quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula.
Qual a função do pronome relativo cujo?
Ouça em voz altaPausarCujo – o pronome “cujo” tem valor possessivo, uma vez que ele concorda em gênero e número com o ser a que se refere, exercendo a função de adjunto adnominal. O aluno, cuja família desconhecemos, é bastante problemático.
Qual a classificação da palavra cuja?
Ouça em voz altaPausar2. Cujo pode ser classificado como determinante relativo. Esta classificação dá conta do seu funcionamento como especificador do nome, dada a sua ocorrência pré-nominal. ... Cujo pode ser classificado como pronome relativo, na medida em que tem sempre um nome como antecedente.