O que proporcionam a proteção contra as radiações solares?
Índice:
- O que proporcionam a proteção contra as radiações solares?
- Qual a quantidade necessária para a proteção solar?
- Como proteger o rosto dos raios solares?
- Por que não existem protetores solares?
- Por que o protetor solar é resistente à água?
O que proporcionam a proteção contra as radiações solares?
O ozônio é que proteger o planeta contra quase toda a radiação solar, cerca de 90% não entra no nosso planeta, e o que entra em boa parte é absorvido pelo solo do nosso planeta (alternativa A).
Qual a quantidade necessária para a proteção solar?
- Para se conseguir a proteção indicada com o «fator de proteção solar», é necessária uma quantidade de 2mg/cm². Acresce que esta quantidade deve ser aplicada 30 minutos antes do início da exposição solar, de 2 em 2 horas durante a exposição solar e sempre após os banhos de mar ou piscina.
Como proteger o rosto dos raios solares?
- Proteger o rosto atrasa o processo de envelhecimento produzido pelos raios solares. Óculos de sol, com lentes à prova de raios solares, são bastantes úteis. Porque os lábios são revestidos por pele muito fina, é importante protegê-los com batom apropriado.
Por que não existem protetores solares?
- Não existem protetores solares que ofereçam proteção total. Apesar de ser frequente encontrarmos indicações como «proteção total» e «ecrã total», nenhum produto deste tipo protege completamente contra as radiações UV, o que obriga a respeitar as outras regras de proteção solar.
Por que o protetor solar é resistente à água?
- Não existem protetores completamente resistentes à água, pelo que é necessário reaplicar o protetor solar após os banhos. De salientar, ainda, que a radiação UV penetra até 50 cm na água. Este fenómeno é responsável por queimaduras solares na face, ombros e dorso de indivíduos enquanto se banham ou nadam.