Como saber quando é ironia?
Índice:
- Como saber quando é ironia?
- Qual a origem do termo “ironia”?
- Quais são os tipos de ironia?
- Será que a ironia é uma ironia observável?
- Por que a ironia é infinita?
Como saber quando é ironia?
A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.
Qual a origem do termo “ironia”?
- O termo “ironia” é proveniente do grego antigo “ eironēia ”, que quer dizer “ dissimulação ”. As teorias de retórica dividem a ironia em, basicamente, três tipos diferentes: oral, de situação ou dramática.
Quais são os tipos de ironia?
- A ironia pode ser de três tipos: a ironia oral, quando é dita uma coisa e pretende expressar outra.
Será que a ironia é uma ironia observável?
- A situação por si só seria considerada uma ironia observável, no entanto, ao narrá-la, o cronista faz uma ironia verbal. Com esses exemplos, podemos ver que a ironia pode ser utilizada nos mais diversos contextos, sendo popular em diversas épocas. Portanto, seria irônico dizer que essa figura de linguagem não é nada importante para o nosso idioma.
Por que a ironia é infinita?
- Já a ironia cósmica ou infinita é a disparidade entre o desejo humano e as realidades do mundo externo. Na ironia antífrase, acontece o engrandecimento de ideias erradas, funestas, e quando se faz uso carinhoso de termos ofensivos.