:

O que é interjeição na língua portuguesa?

Índice:

  1. O que é interjeição na língua portuguesa?
  2. O que significa a interjeição o Vida?
  3. Qual o significado de cada interjeção?
  4. Qual a interjeção da língua portuguesa?
  5. Qual a diferença entre interjeção e linguagem afetiva?
  6. Por que as interjeções são invariáveis?

O que é interjeição na língua portuguesa?

A interjeição é a palavra ou expressão invariável que corresponde as diversas emoções do emissor ou do escritor, como saudade, espanto, alívio, medo, etc. Uma determinada interjeição pode ter sentido variado e possibilitar interjeições diferentes com sentidos similares. Leia os exemplos abaixo: Exemplo 1: Ah!

O que significa a interjeição o Vida?

Quando designa espanto ou admiração, pode ser substituída pelas interjeições: ah, céus, cruz, nossa, puxa, uai, vixe. ... Quando designa alegria, pode ser substituída pelas interjeições: eh, oba, viva.

Qual o significado de cada interjeção?

  • Exemplos: ah!, ufa!, oba!, etc. As interjeições aparecem quase sempre seguidas de um ponto de exclamação, que pode estar imediatamente depois delas ou no final da frase: Exemplos: Credo! que horror!. Adeus, meus amigos! O significado de cada interjeição depende sempre do contexto em que ela aparece e da entonação com que é pronunciada.

Qual a interjeção da língua portuguesa?

  • A interjeição faz parte da classe de palavras invariáveis da língua portuguesa e tem como principal objetivo traduzir para o papel a emoção presente na fala.

Qual a diferença entre interjeção e linguagem afetiva?

  • No entanto, em uso específico, algumas interjeições sofrem variação em grau. Deve-se ter claro, neste caso, que não se trata de um processo natural dessa classe de palavra, mas tão só uma variação que a linguagem afetiva permite.

Por que as interjeções são invariáveis?

  • Observação: As interjeições são palavras invariáveis, isto é, não sofrem variação em gênero, número e grau como os nomes, nem de número, pessoa, tempo, modo, aspec- to e voz como os verbos. Ocorre quando mais de uma palavra uma expressão com sentido de interjeição.