:

Por que agradecemos dizendo muito obrigado?

Índice:

  1. Por que agradecemos dizendo muito obrigado?
  2. Porque as pessoas dizem obrigado?
  3. Por que as pessoas dizem gratidão ao invés de obrigado?
  4. Qual o significado da palavra obrigado?
  5. Por que não temos só o 'obrigado'?
  6. Qual a diferença entre obrigado e adjectivo?
  7. Será que obrigado é um adjetivo?

Por que agradecemos dizendo muito obrigado?

A sua origem vem do latim obligare, que significa “ligar por todos os lados, ligar moralmente”, “dever”. Por essa razão, quando agradecemos, é como se disséssemos “que temos uma dívida de gratidão com alguém”.

Porque as pessoas dizem obrigado?

Ela vem do verbo obligare, em latim, que significa algo como ligar ou amarrar. Daí, veio a expressão fico-lhe obrigado, que depois foi abreviada para obrigado. Quando dizemos essa palavra a alguém, queremos dizer que reconhecemos nossa dívida com a pessoa que fez um favor ou gentileza.

Por que as pessoas dizem gratidão ao invés de obrigado?

De acordo com Gabriela Gasparin, criadora do site Vidaria, um projeto que entrevista pessoas sobre o sentido da vida, o termo surgiu em grupos ligados à filosofia zen budista e à ioga. “A interpretação é que a palavra tem uma intenção melhor, já que, quando você está grato, não se sente 'obrigado' a nada”, explica.

Qual o significado da palavra obrigado?

  • Na linguagem jurídica, obrigado é também um substantivo que significa “sujeito passivo de uma obrigação”, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual. Sobre a segunda dúvida de Viviane, farei aqui um resumo do que respondi em 2010 a um leitor impressionado com o número de mulheres que dizem “obrigado”.

Por que não temos só o 'obrigado'?

  • Já não temos só o «obrigado», mas também o «muito obrigado» ou o «obrigadíssimo» — e ainda o levemente irónico «obrigadinho». Dou por terminada esta pequena viagem à origem da palavra «obrigado». Mas não me vou embora sem dizer mais uma vez:

Qual a diferença entre obrigado e adjectivo?

  • Reparemos nisto: «obrigado», na verdade, são duas palavras. Temos a forma «obrigado», particípio passado do verbo «obrigar», que às vezes se disfarça de adjectivo. (Este uso duplo da mesma palavra como particípio e adjectivo acontece em muitos lugares da nossa língua — e em muitas outras línguas. É algo banal.)

Será que obrigado é um adjetivo?

  • Se obrigado é um adjetivo, exige que se apliquem a ele as flexões cabíveis de número e gênero: obrigada, obrigados, obrigadas. Ocorre que o papel de adjetivo, como eu disse acima, vem se perdendo na palavra quando a empregamos com o sentido de “grato”.