:

Porque se diz puxar a capivara?

Índice:

  1. Porque se diz puxar a capivara?
  2. Qual a origem da Capivara?
  3. Qual a classificação da Capivara?
  4. Por que a gíria é controversa?
  5. Qual a gíria da sexta-feira?

Porque se diz puxar a capivara?

Na linguagem comum nos ambientes policiais e judiciais, afirmar que vai "puxar a capivara" de alguém é expressão popular de uso comum. Quer dizer trazer à tona a ficha criminal, para saber qual o envolvimento desse ou daquele personagem com um fato sob investigação.

Qual a origem da Capivara?

  • Se a ‘capivara’ for grande, o indivíduo, tal como ela, estará realmente ‘dentro d’água’, como também se diz. Na mesma linha, mas com algumas diferenças, a leitora Giselle de Melo Braga Tapai conta que a origem, segundo ouviu, seria porque a folha de antecedentes é sempre uma surpresa, bem como o tamanho da capivara no escuro.

Qual a classificação da Capivara?

  • No entanto, sua primeira classificação só foi oficialmente elaborada por Carolus Linnaeus, em 1758, junto com o porquinho-da-índia, como Mus porcellus. Posteriormente, Linnaeus reclassificou a capivara entre os suínos, como Sus hydrochaeris.

Por que a gíria é controversa?

  • A expressão brinca com duas ideias controversas: a de que a pessoa rejeita completamente alguma coisa (Deus me livre), mas ao mesmo tempo quer muito que isso aconteça (quem me dera). Extremamente popular nas redes sociais, a gíria cruzou as fronteiras das comunidades online e foi parar nos refrões de hits sertanejos.

Qual a gíria da sexta-feira?

  • Geralmente acompanhada de uma hashtag, a expressão "Sextou" celebra a chegada da sexta-feira. A gíria é tão popular entre os brasileiros no Instagram que foi notada e adotada por estrangeiros, mas com uma conotação um pouco diferente.