:

Quando se usa senão E se não?

Índice:

  1. Quando se usa senão E se não?
  2. Por que pode ser substituído por exceto?
  3. Para que serve senão para?
  4. O que é a vida senão?
  5. Como usar a expressão senão e se não?
  6. Qual o significado do senão?
  7. Será que ela só tem um senão?
  8. Por que não se subentende a palavra “senão”?

Quando se usa senão E se não?

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Por que pode ser substituído por exceto?

Quando é preposição significa uma exceção, e pode ser substituído por: “exceto”, “com exceção de”, “salvo”, “a menos que”. Luana não comprou nada na feira, senão uma camiseta. Luana não comprou nada na feira, exceto uma camiseta.

Para que serve senão para?

Vamos lá: “senão” é uma conjunção adversativa, serve para ligar duas frases em que uma se opõe à outra. Quer dizer “do contrário”, “de outro modo”, “mas”.

O que é a vida senão?

O que é a vida senão um Momento, que se segue de outro, e de outro, e de outro.

Como usar a expressão senão e se não?

  • Uso de senão e se não. É possível utilizar a expressão se não nos mesmos contextos em que se utiliza a conjunção senão, quando o verbo se encontrar omisso. Senão = caso contrário Venha rápido, senão não chegaremos a tempo! Se não = caso não Venha rápido, se não, não chegaremos a tempo!

Qual o significado do senão?

  • Apesar de senão e se não terem pronuncia igual e escrita semelhante, os seus significados são diferentes e devem ser utilizados em situações diferentes. Se não significa caso não . Senão significa caso contrário , a não ser ou mas .

Será que ela só tem um senão?

  • Ela só tem um senão [defeito]. Só deve ser usado quando o "se" é uma conjunção condicional (substituível por "caso") ou integrante (quando toda a expressão pode ser trocada, com a oração que ela introduz, por "isso", "isto" ou "aquilo"). Exemplos: Se não chover [caso não chova], irei encontrar meus amigos.

Por que não se subentende a palavra “senão”?

  • Acontece que em 1.2.a. não se está a subentender a mesma forma verbal (pessoa, número, tempo) da oração anterior, como acontece em 2.1.2. Essa palavra “senão”, por si só, não forma oração, mesmo que elíptica (não há mais nenhum elemento; segue-se outra ideia: “não te oiço”).