:

O que acredita uma pessoa niilista?

Índice:

  1. O que acredita uma pessoa niilista?
  2. O que foi o niilismo?
  3. Qual a origem do niilismo?
  4. Quais são as três formas do niilismo?
  5. Por que o filósofo não dá vida ao niilismo?
  6. Como o niilismo está presente na história do Ocidente?
  7. Quais são os desdobramentos do niilismo?

O que acredita uma pessoa niilista?

É uma corrente filosófica que acredita no vazio e o seu conceito é fundamentado na subjetividade do viver. O niilismo é alicerçado no ceticismo, isento de regras e contra aos ideais das escolas positivistas e materialistas. ... A filosofia defende a inexistência de fundamento metafísico para justificar a existência humana.

O que foi o niilismo?

O niilismo existencial consiste na negação de sentido ou propósito no Universo. ... O absurdo deriva de que, embora o Universo não tenha sentido nem propósito, o ser humano, ainda assim, anseia por significado (VEIT, 2017).

Qual a origem do niilismo?

Teve origem graças ao platonismo e Cristianismo. O sentido original do termo niilismo foi alcançado graças a Friedrich Heinrich Jacobi e Jean Paul. Só mais tarde esse conceito foi abordado por Nietzsche, que o descreveu como "falta de convicção em que se encontra o ser humano após a desvalorização de qualquer crença".

Quais são as três formas do niilismo?

  • Para Nietzsche, a crença nas categorias da razão nos faz acreditar num mundo que precisa ser visto por meio de falsas referências. Segundo Giacoia Junior [4], “ Nietzsche tematiza três formas do niilismo, considerado como ‘estado psicológico’, ou seja, como conteúdo da consciência reflexiva.

Por que o filósofo não dá vida ao niilismo?

  • No entanto, o filósofo não encontra na história do pensamento ocidental apenas conceitos negadores da existência. É de se ressaltar que ele dá vida a ideias que demonstram outra concepção da vida e do homem, portanto do entender sobre o que é niilismo.

Como o niilismo está presente na história do Ocidente?

  • O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche. Para a Genealogia da Moral, O Crepúsculo dos Ídolos e o Anticristo se têm uma compreensão de um processo de advento e consumação do niilismo na história do Ocidente.

Quais são os desdobramentos do niilismo?

  • O conjunto da obra de Nietzsche apresenta outros desdobramentos do niilismo, ao identificá-lo como: passivo e ativo. O primeiro modo de niilismo é identificado como passivo, inclina o pensamento à observação do que na atmosfera de pessimismo e decadência aparece na obra: Nascimento da Tragédia.