:

O que é a prática da monocultura?

Índice:

  1. O que é a prática da monocultura?
  2. Qual o principal tipo de trabalho utilizado no cultivo de Cana-de-açúcar?
  3. O que é cultivo da Cana-de-açúcar?
  4. Qual a importância da cana de açúcar e do café na formação do espaço agrário brasileiro?
  5. Como a monocultura pode favorecer o aparecimento de pragas e doenças?
  6. Quais as principais características da monocultura?
  7. Qual a família gênero e espécies mais comuns de Cana-de-açúcar?
  8. Qual o aspecto da vegetação de Cana-de-açúcar?
  9. Em que região do Brasil se concentra o cultivo da cana?
  10. Qual a classificação da cana-de-açúcar?
  11. Qual o nome da monocultura de cana-de-açúcar?
  12. Qual é o gênero de cana-de-açúcar?
  13. Quando foi introduzida a cana-de-açúcar no Brasil?
  14. Qual a origem da cana-de-açúcar cubana?

O que é a prática da monocultura?

Monocultura” é um termo utilizado para se referir ao plantio de uma única espécie vegetal realizado em propriedades rurais de grande extensão exploradas por meio de técnicas de baixa produtividade. A palavra também pode estar associada à criação de uma única espécie de animal.

Qual o principal tipo de trabalho utilizado no cultivo de Cana-de-açúcar?

Plantio da cana-de-açúcar Nos locais de plantio é feito um trabalho de engenharia, conhecido como sistematização do terreno, no qual subdivide-se a área em talhões e aloca-se os carreadores principais e secundários.

O que é cultivo da Cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene, pois após o plantio, ela é cortada várias vezes antes de ser replantada. Seu ciclo produtivo é, em média, de seis anos com cinco cortes.

Qual a importância da cana de açúcar e do café na formação do espaço agrário brasileiro?

Desde o século XVI com a introdução da cana-de-açúcar no Brasil, a produção desta cultura agrícola encontra-se em grande parte relacionada às demandas do mercado internacional. ... Pode-se afirmar que a cana-de-açúcar integra a formação territorial e social do país do período colonial à contemporaneidade.

Como a monocultura pode favorecer o aparecimento de pragas e doenças?

Por cultivar uma única espécie, apresenta favorecimento para o ciclo de pragas e doenças em larga escala. O uso de agrotóxicos é facilitado, visto que o ciclo de pragas é mantido. Há desmatamento de grandes áreas. A produção é bastante expressiva no mercado externo.

Quais as principais características da monocultura?

Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola (é o exemplo da soja, associada a latifúndios). A substituição da cobertura vegetal original, geralmente com várias espécies de plantas, por uma única cultura, é uma prática danosa ao solo.

Qual a família gênero e espécies mais comuns de Cana-de-açúcar?

gramíneas Cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol.

Qual o aspecto da vegetação de Cana-de-açúcar?

A cana comum (Phragmites australis) naturalmente ocupa áreas úmidas, incluindo lagoas, valas, diques, pântanos e estuários e áreas de brejos. Ao secar, tal gramínea dá origem a uma palha seca que se degrada, atuando como agente filtrador de impurezas.

Em que região do Brasil se concentra o cultivo da cana?

Ao longo do tempo, as plantações de cana se expandiram das áreas tradicionais de cultivo da costa nordestina e do Norte Fluminense (RJ) em direção aos planaltos do Rio Paraná, incluindo o Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás e o sul do Mato Grosso do Sul.

Qual a classificação da cana-de-açúcar?

A planta de cana-de-açúcar é classificada botanicamente como pertencente a família Poaceae, subfamilia Panocoideae, tribo Andropogoneae e gênero Saccharum L. O gênero Saccharum contém seis espécies: duas silvestres, S. ... (2n = 60–205), e quatro espécies domesticadas ou cultivadas S.

Qual o nome da monocultura de cana-de-açúcar?

  • É o nome que se dá ao processo de exploração do solo baseado em apenas um tipo de produção que, no caso, é a cana-de-açúcar. A monocultura de cana-de-açúcar vem ameaçando as reservas florestais e levando animais à extinção.

Qual é o gênero de cana-de-açúcar?

  • ) Ripidium ( Trin.) Cana-de-açúcar é um grupo de espécies de gramíneas perenes altas do gênero Saccharum, tribo Andropogoneae, nativas das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizadas principalmente para a produção de açúcar e etanol.

Quando foi introduzida a cana-de-açúcar no Brasil?

  • A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil no início do século XVI, em Pernambuco, quando foi iniciada a instalação de engenhos de açúcar, a primeira ...

Qual a origem da cana-de-açúcar cubana?

  • A cana-de-açúcar foi a base econômica de Cuba, quando tinha toda a sua produção com venda garantida para a União Soviética a preços artificialmente altos. Com o colapso do regime socialista soviético, a produção de cana cubana tornou-se inviável.