:

O que significa para Simmel uma atitude blasé?

Índice:

  1. O que significa para Simmel uma atitude blasé?
  2. O quê Georg Simmel pretendia?
  3. O que para Simmel seria uma atitude blasé desenvolvida pelas pessoas que vivem nas metrópoles por que ela seria na sua visão necessária?
  4. Qual o ponto central do modo de vida moderno de acordo com Simmel?
  5. Como Georg Simmel trata a relação entre o indivíduo e a metrópole?
  6. O que é atitude de reserva?
  7. Quem foi Georg Simmel e quais foram as suas ideias fundamentais?
  8. O quê Georg Simmel argumentou em seus escritos?
  9. O quê Simmel pretendia com seus estudos?
  10. O que as pessoas fazem diante da intensificação da vida nervosa?

O que significa para Simmel uma atitude blasé?

Simmel e a atitude blasé De acordo com o sociólogo alemão George Simmel, a essência do comportamento blasé é a indiferença demonstrada no caso da distinção entre as coisas. Além disso, Simmel descreve o indivíduo blasé como sendo "incapaz de reagir a novos estímulos com as energias adequadas".

O quê Georg Simmel pretendia?

Segundo Georg Simmel, a sociedade é produto das interações entre os indivíduos (concebidos como atores sociais). ... Concebendo a sociedade como produto das interações individuais, Simmel formula o conceito de "sociação" para designar mais apropriadamente as formas ou modos pelos quais os atores sociais se relacionam.

O que para Simmel seria uma atitude blasé desenvolvida pelas pessoas que vivem nas metrópoles por que ela seria na sua visão necessária?

A atitude blasé seria o resultado dos estímulos que são impostos aos indivíduos devido às rápidas mudanças, mas também estaria ligada à intelectualidade metropolitana.

Qual o ponto central do modo de vida moderno de acordo com Simmel?

Ao contrário da condição primitiva de luta contra a natureza, o ponto central do modo de vida moderno seria, de acordo com Simmel, uma tensão entre interior e exterior, individual e supraindividual (Waizbort 2013: 316).

Como Georg Simmel trata a relação entre o indivíduo e a metrópole?

Simmel trata neste texto, ao menos em minha compreensão, da relação entre o indivíduo e a metrópole, da influência da grande cidade moderna na personalidade e na vida mental dos seus habitantes. ... A cidade exalta a liberdade do indivíduo face aos grupos de pertença, liberdade sem amarras.

O que é atitude de reserva?

As atitudes de reserva, descritas pelo sociólogo George Simmel, representam mecanismos de defesa psíquica frente ao bombardeamento de informações da vida urbana.

Quem foi Georg Simmel e quais foram as suas ideias fundamentais?

Simmel foi um dos primeiros sociólogos a adotar uma perspectiva relacional do social - buscando superar a dicotomia entre indivíduo e sociedade -, o que lhe permitiu pensar a individualidade como um fenômeno, ligado às mudanças no padrão de relações sociais, que caracteriza a modernização da sociedade.

O quê Georg Simmel argumentou em seus escritos?

Entre esses argumentos, o autor destacou as relações de antagonismo na cidade, a vida nervosa e a economia monetária. Simmel trata neste texto, ao menos em minha compreensão, da relação entre o indivíduo e a metrópole, da influência da grande cidade moderna na personalidade e na vida mental dos seus habitantes.

O quê Simmel pretendia com seus estudos?

Simmel desenvolveu a sociologia formal, ou das formas sociais, influenciado pela filosofia kantiana (o neokantismo era uma corrente muito forte na Alemanha da época) que distinguia a forma do conteúdo dos objetos de estudo do conhecimento humano.

O que as pessoas fazem diante da intensificação da vida nervosa?

A intensificação da vida nervosa é uma das muitas características da vida no mundo contemporâneo, que é marcada por publicidades e estímulos sensoriais (visuais, sonoros, olfativos) que fazem com que os habitantes das cidades operem em um "registro especial", de modo que a vida psíquica é extremamente acelerada e os ...