:

Qual a proposta do bilinguismo?

Índice:

  1. Qual a proposta do bilinguismo?
  2. O que defende a proposta educacional do bilinguismo?
  3. O que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil e quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem?
  4. Qual é a filosofia de ensino que a comunidade surda brasileira defende?
  5. Quais os pilares da proposta de educação bilíngue?
  6. Qual a importância do professor bilíngue na educação de surdos?
  7. Qual a origem da língua de sinais na educação de surdos?
  8. Por que a educação dos surdos exige mudanças significativas?
  9. Qual a metodologia de ensino para a criança surda?

Qual a proposta do bilinguismo?

A proposta bilíngüe possibilita ao leitor surdo fazer uso das duas línguas, escolhendo a qual irá utilizar em cada situação lingüística. As línguas de sinais são um sistema lingüístico usado para a comunicação entre pessoas surdas.

O que defende a proposta educacional do bilinguismo?

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua oral, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.

O que pressupõe a proposta Educacional bilíngue para surdos no Brasil e quais línguas estarão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem?

Resposta: O que pressupõe a Proposta Educacional Bilíngue para Surdos são a LEI 10.436/2002 e o Decreto 5.626/2005. Os quais envolvem a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa (Oral e Escrita).

Qual é a filosofia de ensino que a comunidade surda brasileira defende?

A educação da língua de sinais possibilita a aprendizagem e não a dificuldade do aluno surdo. No Brasil a educação hoje defendida para os alunos surdos é a educação bilíngue, em que a LIBRAS aparece como primeira língua e o português como a segunda.

Quais os pilares da proposta de educação bilíngue?

Os pilares da educação bilíngue para surdos defendem o direito e a necessidade desses indivíduos adquirirem a língua de sinais como primeira língua e como segunda, a língua majoritária do país, para que isso ocorra é preciso que seja feita uma reestruturação da escola tais como: criar condições de interlocuções entre ...

Qual a importância do professor bilíngue na educação de surdos?

  • O objetivo traçado para este estudo foi estudar a importância do professor bilíngue em sala de aula, na educação de surdos, sobretudo no que diz respeito às possibilidades de esse profissional da educação traçar o planejamento de suas aulas, e adaptar seu material e inovar suas práticas pedagógicas.

Qual a origem da língua de sinais na educação de surdos?

  • Já no Brasil, a adoção da língua de sinais na educação de surdos é um fato mais recente, sendo que, nos últimos anos, tem sido crescente o número de adeptos e defensores do seu uso. As línguas de sinais, são naturais das comunidades surdas, não são simplesmente gestos e mímicas e sim, línguas com estruturas gramaticais próprias.

Por que a educação dos surdos exige mudanças significativas?

  • A educação dos surdos tem sido alvo de discussões, no âmbito educacional, tendo em vista que a inclusão desses alunos exige mudanças significativas.

Qual a metodologia de ensino para a criança surda?

  • O problema de pesquisa se refere ao uso das mesmas metodologias de ensino para todos os alunos, incluindo os surdos, que necessitam de outros recursos visuais para um aprendizado que suplante a deficiência. Com base em Lacerda (2006), é possível inserir a criança surda em uma sala de aula com crianças ouvintes.