:

O que significa a expressão a eterna novidade do mundo?

Índice:

  1. O que significa a expressão a eterna novidade do mundo?
  2. Por que a arte pode ser considerada uma busca da eterna novidade do mundo?
  3. O que é universo da arte?
  4. Porque quem ama nunca sabe?
  5. Porque pensar e não compreender?
  6. Por que a arte é considerada conhecimento?
  7. Como a arte pode ser classificada?
  8. Quais são os universo da arte?
  9. Por que a arte e do instituído ao instituinte?
  10. Quais são as consequências de uma ideia de eternidade?
  11. Qual é a eternidade no NT?
  12. Qual a diferença entre a eternidade e o tempo?
  13. Qual a eternidade de Deus?

O que significa a expressão a eterna novidade do mundo?

Para a eterna novidade do Mundo." Caeiro une duas palavras que normalmente estão separadas e mesmo em oposição - eterna e novidade -, pois o eterno é o que, fora do tempo, permanece sempre idêntico a si mesmo, enquanto o novo é pura temporalidade, o tempo como movimento e inquietação que diferencia-se de si mesmo.

Por que a arte pode ser considerada uma busca da eterna novidade do mundo?

1.02 Mb. A obra de arte "fixa e torna acessível" o mundo em que vivemos e que até então percebíamos sem nos darmos conta dele e de nós mesmos nele. ... Eis por que o artista é aquele que passa pela experiência de nascer todo dia para a "eterna novidade do mundo", como também diz Caeiro.

O que é universo da arte?

Neste livro Fayga Ostrower analisa obras de arte usando os princípios da linguagem visual e mostra como todo artista é fruto das influências que busca, bem como de seu tempo histórico.

Porque quem ama nunca sabe?

Fernando Pessoa: Porque quem ama nunca sabe o que ama Nem... Nem sabe porque ama, nem o que é amar... Amar é a eterna inocência, E a única inocência é não pensar... Nota: Trecho de "O Guardador de Rebanhos", do livro "Poemas de Alberto Caeiro", de Fernando Pessoa (heterônimo Alberto Caeiro).

Porque pensar e não compreender?

Mas não penso nele/ Porque pensar é não compreender.../ O mundo não se fez para pensarmos nele/ (Pensar é estar doente dos olhos)/ Mas para olharmos para ele e estamos de acordo.../ Eu não tenho filosofia; tenho sentidos.../ Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,/ Mas porque a amo, e amo-a por isso/ Porque ...

Por que a arte é considerada conhecimento?

A arte desde que foi criada, no período pré-historico, ela ficou conhecida pela suas qualidades e conhecimento, pela expressão do feio e bonito, e como expressão de criação que se transforma e se constroem na relação entre o saber e o fazer, representando objetos de forma inanimada, onde adquirem o mundo físico e ...

Como a arte pode ser classificada?

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são:

  1. Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia.
  2. Literárias: drama, poesia e prosa.
  3. Performáticas: dança, música e teatro.

Quais são os universo da arte?

São cinco apenas: a linha, a superfície, o volume, a luz e a cor. Com tão poucos elementos, e nem sempre reunidos, formulam-se todas as obras de arte, na imensa variedade de técnicas e estilos.

Por que a arte e do instituído ao instituinte?

Realizada a obra – o instituinte -, ela passa, graças aos leitores, espectadores, ouvintes, a fazer parte da cultura existente, tornando-se instituída. Dessa maneira, a obra de arte nos traz uma terceira revelação.

Quais são as consequências de uma ideia de eternidade?

  • As consequências de uma ideia como essa permeiam e condicionam toda a concepção clássica da natureza e dos atos divinos. Quando se busca, porém, a ideia de eternidade no registro bíblico, a primeira faceta que se apresenta é a de que as palavras comumente traduzidas por “eternidade” possuem significado claramente temporal.

Qual é a eternidade no NT?

  • No AT [Antigo Testamento] ‘olam e no NT [Novo Testamento] aiõn significam basicamente “um tempo de longa duração”, e se referem a um período de tempo limitado ou ilimitado. O fato de essa eternidade ser concebida em um modo temporal não significa que a Bíblia equipare a eternidade com o tempo criado que vivenciamos como limite de nossa finitude.

Qual a diferença entre a eternidade e o tempo?

  • A concepção tradicional de eternidade mantida por cristãos em geral sofreu indevida influência da filosofia grega. Segundo ela, existe uma diferença qualitativa intransponível entre o tempo e a eternidade.

Qual a eternidade de Deus?

  • A eternidade de Deus designa o dinamismo e a infinitude da vida e da história divinas, as quais ao mesmo tempo incluem e excedem completamente o âmbito de nossa história criada.