O que que é a dor?
Índice:
- O que que é a dor?
- Como podemos classificar a dor?
- O que é a escala da dor?
- Qual a causa da dor?
- Como funciona a dor no corpo?
- Qual a diferença entre dor aguda e dor crônica?
- Por que a dor é preocupante?
O que que é a dor?
A definição amplamente aceita da dor foi elaborada pela Associação Internacional para o Estudo da Dor: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a uma lesão tecidular real ou potencial, ou é descrita em tais termos."
Como podemos classificar a dor?
Característica temporal da dor Quanto à característica temporal, a dor pode ser classificada como: I) Contínua ou quase contínua, sem flutuações; II) Contínua com exacerbações; III) Recorrente com regularidade; IV) Recorrente sem regularidade; V) Paroxística; VI) Combinações.
O que é a escala da dor?
A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.
Qual a causa da dor?
- A dor é o nosso 'sinal luminoso' para prestarmos atenção", conta Rita. Quando a causa de uma dor é investigada, o especialista avalia vários sistemas que podem influenciar no seu surgimento.
Como funciona a dor no corpo?
- A dor funciona como um mecanismo do corpo para passar uma mensagem, mostrar que algo não vai bem. "Sem a dor, nós prejudicaríamos muito mais nosso organismo pelo simples descuido.
Qual a diferença entre dor aguda e dor crônica?
- É importante a distinção entre os dois tipos básicos de dor, que são a dor aguda e a dor crônica, pois a sua fisiopatologia, causa e tratamento são diferentes. Todos experimentamos dor um dia, mas será que você realmente sabe o que é dor?
Por que a dor é preocupante?
- Na maioria das vezes, esta dor não é preocupante, e pode indicar alguma alteração no estômago, esôfago ou início do intestino, como refluxo, gastrite ou má digestão, por exemplo, e costuma estar associada a outros sintomas, como azia, enjoo, vômito, gases, distensão abdominal ou diarreia, por exemplo.